fbpx

Para você que busca mais do que um refrescante banho de mar, sol, areia branca e água cristalina, confira nossas dicas do que fazer em Morro de São Paulo.

Lá, existem diversas opções para todos os perfis de turista, desde mirante para a contemplação da natureza, monumentos históricos, atrativos culturais, festas, passeios de barco, até práticas esportivas aquáticas e de aventura.

 

+ Saiba qual a melhor época para ir para Morro de São Paulo

+ Saiba com chegar em Morro de São Paulo

+ Saiba onde ficar em Morro de São Paulo

+ Saiba onde comer em Morro de São Paulo

 

Farol do Morro de São Paulo

pessoas andando na areia por entre pedras com morro ao fundo e farol no topo

Foto: Marcos Dias – Wikimedia Commons

 

Construído em 1855, o Farol é hoje um dos principais atrativos turísticos e cartões postais do destino. De lá, é possível ver de cima a vila, as praias e até a cidade de Salvador bem distante no horizonte.

Para chegar no Farol, basta seguir o caminho que há em frente à Igreja Nossa Senhora da Luz por aproximadamente 10 minutos e subir os 120 degraus para chegar até o topo.

Não é um trajeto fácil e tão tranquilo, exigirá condicionamento físico mas pode acreditar, vale a pena o esforço pois a vista é linda.

Recomendamos que você leve água, use roupas e calçados leves e confortáveis.

 

Mirante da Tirolesa

mirante da tiroleza com vista de cima da primeira e segunda praia

Foto: Beto Quissak – Wikimedia Commons

 

Localizado no lado direito do Farol, do Mirante é possível também admirar as maravilhosas paisagens de Morro de São Paulo e tirar ótimas fotos.

Para quem gosta de adrenalina, é possível descer até a Primeira Praia pela maior tirolesa dentro d’água do Brasil, com aproximadamente 70 metros de altura e 300 metros de comprimento.

O tempo de descida dependerá do peso da pessoa, mas dura em torno de 20 segundos. A tirolesa funciona diariamente das 10h às 17h e custa R$ 60,00 por pessoa (dezembro, 2020).

 

Primeira Praia

MARCIO FILHO_PRIMEIRA PRAIA_MORRO DE SÃO PAULO_BAHIA

Foto: Márcio Filho – Mtur Destinos

Na Primeira Praia, além de poder ver de baixo o Farol e a tirolesa, este é o local ideal para surfistas, para a prática de mergulho com cilindro, kitesurf, banana boat, esqui aquático, wakeboard e caiaque.

 

Monumentos Históricos

Colonizada por portugueses, Morro de São Paulo tem muita história para contar e é possível conhecer um pouco dessa história através dos monumentos e construções ainda existentes. São elas:

 

Fortaleza de Tapirandú

Reabertura da Fortaleza de Morro de São Paulo. Foto: Tatiana Azeviche

Foto: Tatiana Azeviche – Turismo Bahia

Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, a Fortaleza, mais conhecida hoje como O Forte, teve grande importância na defesa da Baia de Todos os Santos contra invasões de embarcações no século XVII.

Quem vem por via marítima, passa obrigatoriamente pelo pórtico que também é a “porta de entrada” do Forte.

Além de ser um local histórico, do Forte é possível ter uma vista privilegiada do pôr do sol e, se tiver sorte, ver um show de acrobacias e saltos dos golfinhos.

Os melhores locais para ver o pôr do sol em Morro de São Paulo é na Fortaleza de Tapirandú e do restaurante Toca do Morcego. Vale muito a pena conferir!

 

A Fonte Grande

fonte de água do período colonial

Foto: GOVBA – Wikimedia Commons

 

Outro monumento tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, a Fonte Grande, também conhecida como Fonte do Imperador, foi construída em 1746 e era a maior fonte de abastecimento de água potável da vila, atendendo também ao presídio que ficava próximo da Fortaleza.

Ali, no período colonial, além de terem água para beber, os moradores tomavam banhos coletivos por conta da falta de água encanada.

Atualmente ainda sai água da fonte, porém ninguém mais a utiliza para beber ou tomar banho. O monumento serve para manter a lembrança viva na memória da comunidade sobre aquele período.

 

Igreja Nossa Senhora da Luz

MARCIO FILHO_IGREJA DA NOSSASENHORA DA LUZ_MORRO DE SÃO PAULO_BAHIA

Foto: Márcio Filho – MTur Destinos

Localizada bem na entrada de Morro de São Paulo onde todos que chegam podem vê-la, a igreja, que leva o nome da padroeira do local, é outro ponto histórico que vale a pena passar para registrar algumas fotos.

O início de sua construção aconteceu em 1628 e foi finalizada no final do século XVIII. Embora tenha tido uma trajetória rica de ouro e prata, inclusive uma coroa comprada em Portugal, o local sofreu diversos saques ao longo dos anos e hoje já não possui praticamente mais nada do seu acervo.

Porém, a comunidade não mede esforços para manter a sua estrutura e a sua história bem conservada.

 

O Casarão

casarão do período colonial em Morro de São Paulo

Foto: Eduardo P – Wikimedia Commons

Uma das primeiras casas de grande porte da vila, O Casarão, localizado em frente à Praça Aureliano Lima, já abrigou Dom Pedro II e a Marquesa de Santos.

Ao longo do tempo, o local virou escola, abrigo, restaurante e atualmente funciona como Restaurante e Pousada O Casarão.

 

Feira de artesanato

Morro de São Paulo. Foto: Tatiana Azeviche

Foto: Tatiana Azeviche – Turismo Bahia

Para quem gosta de souvenirs ou quer levar algum presente para a família e amigos, a feirinha de artesanato é um ótimo programa para se fazer.

Você encontrará diversas barraquinhas com itens de decoração, vestuário, bijuterias, artigos de prata, entre outros.

Ocorre na Praça Aureliano Lima todos os dias, a partir das 18h.

 

Piscinas naturais

MARCIO FILHO_QUARTA PRAIA_MORRO DE SÃO PAULO_BAHIA

Foto: Márcio Filho – MTur Destinos

Além de ser um destino famoso por suas praias de areias brancas e águas cristalinas, Morro de São Paulo é um local onde você poderá se banhar nas piscinas naturais. Isso se deve por conta das grandes barreiras de corais existentes no local.

No entanto, as piscinas se formam apenas durante a maré baixa. Para saber mais sobre isso, confira nosso post Tábua de maré: o que é e porque é tão importante.

O melhor local para usufruir das piscinas naturais em MSP é na Quarta Praia.

Recomendamos que você alugue um snorkel (máscara de mergulho) e/ou compre ração para os peixes, será uma experiência e tanto, além de render ótimas fotos.

 

Passeios para fazer em Morro de São Paulo

Para quem busca o que fazer em Morro de São Paulo, não pode deixar de fazer algum dos passeios a seguir:

Caminhada até Gamboa

MARCIO FILHO_GAMBOA_MORRO DE SÃO PAULO_BAHIA-  (7)

Foto: Mário Filho – MTur Destinos

Este é um passeio que se a maré estiver baixa, você poderá fazê-lo caminhando a partir do cais e passando pelas praias do Porto de Cima e da Ponta da Pedra. Se a maré estiver alta, ainda é possível ir até lá de barco.

A caminhada dura aproximadamente entre 30 e 40 minutos e você poderá ver paisagens paradisíacas com trechos preservados de Mata Atlântica.

No caminho até a Gamboa, você também encontra o paredão de argila, uma das atrações mais procuradas por lá. A argila pode ser passada no corpo e dizem que faz bem para a pele.

Clay Bath - Morro de São Paulo, Brazil

Foto: William Wazlawik

Volta à Ilha

MARCIO FILHO_MORERE_BOIPEBA_BAHIA

Foto: Mácio Filho – MTur Destinos

Este é definitivamente um dos passeios mais requisitados e famosos de Morro de São Paulo pois é o mais completo.

Lembre-se que que a Tábua de Maré e as condições do mar influenciarão na sua experiência bem como no roteiro a ser feito. Caso a maré esteja boa são feitas 5 paradas, caso contrário, apenas 4.

O passeio sai da Terceira Praia, e em condições ideias, para nas piscinas naturais de Garapuá (praia vizinha à Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé) e piscinas de Moreré (Ilha de Boipeba). Após, segue para a Ilha de Boipeba, na praia da Cueira ou na Boca da Barra, no povoado de Boipeba. O passeio continua ainda pelo Rio do Inferno, finalizando a última parada na Ilha de Cairú e posteriormente retornando até Morro de São Paulo.

MARCIO FILHO_MORERE_BOIPEBA_BAHIA

Foto: Mácio Filho – MTur Destinos

O “Volta à Ilha” lhe dará uma visão ampla do arquipélago. Dura aproximadamente 8h com saída por volta das 09:30h e retorno às 17h. É realizado em lanchas e flex boat.

O valor do passeio é de R$ 180,00 por pessoa e não inclui refeições e bebidas (que podem ser adquiridas durante o caminho).

Outros passeios que sugerimos, são:

  • Observação de Baleias Jubarte
  • Praia de Garapuá
  • Quadriciclo – Praia de Garapuá
  • Ilha de Boipeba Off-Road
  • Quadriciclo – Ilha de Boipeba

 

Todos estes passeios são facilmente encontrados nas agências de viagens e guias de turismo em Morro de São Paulo.

 

Continue acompanhando nossos posts pois traremos mais detalhes sobre passeios, bem como novidades sobre Morro de São Paulo e outros destinos.

Gostou das nossas dicas? Curta e compartilha com seus amigos.

Já esteve em Morro de São Paulo e gostaria de compartilhar sua experiência ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

 

Conte sempre com a Via Fly para realizar a viagem dos seus sonhos!

 

Siga nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

Youtube