fbpx

De uma forma bem simples de entender, a tábua de maré é um calendário disponibilizado pela Marinha Brasileira que mostra os horários e os níveis da maré.

O período onde o mar atinge seu movimento mais alto em relação à terra, é chamado de “maré alta”, quando a água atinge seu nível mais baixo é chamado de “maré baixa”.

É no período de maré baixa, combinado com as formações de arrecifes, que a água e os peixes ficam represados e as piscinas naturais se formam, essa é a ocasião perfeita para realizar passeios e bater lindas fotos.

 

+ Encontre o seu destino nacional ideal!

 

Quem dita quando a maré vai baixar e quando a maré vai subir, é a força gravitacional do sol e principalmente, a lua. Conforme a terra vai fazendo o seu movimento natural para completar o dia, o nível do mar também vai se movimentando.

Essa movimentação é constante e sempre acontece em turnos de 06 em 06 horas, desta forma, temos ao longo do dia, duas marés baixas e duas marés altas. A maré enche até o seu ponto mais alto, e depois começa a baixar. Quando atinge o nível mais baixo, começa a subir novamente. Esse ciclo se repete o dia inteiro.

O site www.tabuademares.com traz informações bem detalhadas. Não existem informações de todas as praias do litoral brasileiro, mas você pode ter como base a praia que tiver informações no site e for mais perto do seu destino. Com certeza os horários e dias serão bem parecidos.

Importante: quanto mais próximo de 0,5m ou menos, melhor será o seu passeio.

 

tábua de maré de Porto de Galinhas

Imagem retirada do site www.tabuademares.com

 

Confira a tábua de maré de alguns destinos famosos por suas piscinas naturais:

 

Tábua de Maré: Fases da Lua

Procure organizar seu roteiro durante os períodos de Lua Cheia e Lua Nova. Essas duas fases deixam a maré baixa em seu nível mais seco, o que ocorre sempre no período da manhã, portanto, essa é a melhor época para viajar para várias cidades do Nordeste, como Porto de Galinhas/PE, Maceió/AL, Maragogi/AL, Morro de São Paulo/BA e João Pessoa/PB.

banhistas nas píscinas naturais de Maragogi

Foto: Marco Ankosqui – MTur Destinos

 

Nas outras duas fases da lua, Minguante e Crescente, a maré tem um baixo nível de oscilação, não sobe e não desce muito. Algumas pessoas chamam de maré “morta”.

Qualquer calendário apresenta as fases da lua. Online, recomendamos o site www.calendarr.com. Ele tem uma abordagem bem simples e ilustrativa.

calendário lunar influencia na tábua de maré

Imagem retirada do site www.calendarr.com

 

+ Saiba mais sobre a Via Fly Viagens

 

Veja esse conteúdo em vídeo no nosso canal do YouTube:

Agora que você entendeu mais sobre tábua de maré, é só aproveitar e montar o seu roteiro.

Sabemos que nem sempre conseguimos tirar férias ou comprar aquela passagem na fase da lua ideal, no entanto, não deixe de conhecer o nosso maravilhoso litoral brasileiro por esse motivo, temos certeza que independente da lua, você vai se apaixonar.

Dúvidas ou curiosidades sobre o assunto, deixe seu comentário. Se gostou do nosso post, compartilhe com seu amigos.

 

Pensou em viajar? #vaipelaviafly