google.com, pub-3922002437793449, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Com o intuito de lhe ajudar a planejar a sua viagem para este paraíso, neste post iremos tratar sobre tudo o que você precisa saber antes de chegar em Fernando de Noronha: voos, protocolos sanitários e taxas.

Veja também:

 

Como chegar em Fernando de Noronha

Pelo fato de Noronha ser uma ilha e estar a aproximadamente 350 Km da costa, você só poderá chegar lá de avião.

No momento atual, apenas as companhias aéreas Azul e Gol estão operando voos a partir do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, sendo um voo de manhã (Saída: 8:40h/Chegada: 10:55h) e dois voos na parte da tarde (Saída: 12:40h/Chegada: 14:55h e Saída: 13:40h/Chegada: 15:55h).

Atenção:

É importante ressaltar que este é um momento de muita instabilidade no que se refere à parte aérea. A frequência, os horários e o número de voos podem ser alterados.

Dica:

Atente-se para o número de conexões. Embora o Aeroporto do Recife receba voos diretos de diversas regiões do Brasil, dependendo do seu ponto de partida você poderá ter que fazer duas ou mais paradas antes de chegar em Fernando de Noronha. Consulte-nos para mais informações!

 

Protocolos Sanitários

Ainda que o estado de Pernambuco esteja com restrições, Fernando de Noronha encontra-se atualmente aberta para o Turismo, no entanto há algumas exigências a serem cumpridas antes de você poder embarcar, conforme a portaria 064/2020, publicada dia 16/12/2020 no Diário Oficial de Pernambuco e que está em vigor desde o dia 21/12/2020.

Para as pessoas que não tiveram a Covid-19, o exame agora poderá ser feito com 48 horas de antecedência da viagem, não mais com 24 horas ou no dia do embarque, como estava sendo orientado até então. O resultado negativo, obtido através do exame RT-PCR, deverá ser apresentado no balcão da companhia aérea, no momento do embarque para a ilha, no aeroporto de origem. No entanto, será necessário deixar uma cópia do laudo no desembarque em Noronha.

Já para aquelas pessoas que tiveram o diagnóstico da doença, deve ser apresentado o exame RT-PCR com o resultado positivo realizado no mínimo 20 dias antes do embarque ou, no máximo, 90 dias antes. Também vale o exame reagente de IgG por sorologia (de sangue), feito, no máximo, 90 dias antes da viagem para a ilha.

As demais regras estabelecidas nos protocolos anteriores permanecem as mesmas, como a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, com orientações da Vigilância em Saúde do Distrito, utilização obrigatória de máscaras em ambientes públicos, o distanciamento social, uso do álcool em gel e a utilização do aplicativo Dycovid (que notifica o usuário sobre possível contato de risco) durante o período de estadia em Fernando de Noronha. O protocolo deve ser seguido por turistas, trabalhadores, empreendedores e moradores permanentes ou temporários.

Os exames de saída agora serão por amostragem. Será feito um sorteio automático, através do sistema do Controle Migratório, de 30% dos passageiros de cada voo ou embarcação que chega à Ilha. As pessoas sorteadas vão precisar fazer um novo teste RT-PCR. O passageiro será avisado antecipadamente sobre data do teste e, ao chegar na ilha, já vai saber quando deve procurar o posto de coleta para realizar o exame.

Para mais informações sobre os protocolos, acesse sounoronha.com

 

Taxas

Para você entrar em Fernando de Noronha e poder desfrutar todos os atrativos deste destino, é preciso pagar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), além de comprar o ingresso do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PARNAMAR-FN).

 

Taxa de Preservação Ambiental (TPA)

Esta taxa é cobrada por pessoa e por dia de estadia no arquipélago, além de ser obrigatória. Com base nos novos protocolos, o pagamento da taxa agora é apenas online. Atualmente o valor da taxa é de R$ 79,20 por dia.

Confira a tabela de valores conforme o tempo de permanência.

Lei nº 11.704, art. 86, itens I, II e III – O valor da Taxa de Preservação Ambiental que se referir aos dias excedentes ao período inicialmente previsto, será cobrado em dobro, quando a permanência do visitante ou turista no Arquipélago de Fernando de Noronha não estiver devida e previamente agendada e autorizada pela Administração Geral.

Para pagar a TPA, primeiro você deve ter definido o seguinte:

  • Data de chegada
  • Data de saída
  • Local da hospedagem
  • Empresa aérea e voo

Com estas informações você poderá preencher o formulário de pagamento e também simular o valor a ser pago. Basta seguir as orientações descritas na página do link.

Atenção:

Se você resolver ir embora antes do previsto, você poderá obter o reembolso antes do embarque. Caso deseje prolongar a sua estadia, também é possível renovar o período de permanência efetuando o pagamento no balcão da taxa, antes do vencimento da sua TPA paga previamente.

 

Ingresso do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PARNAMAR-FN)

O ingresso individual e intransferível dá direito ao visitante a acessar todas as áreas de visitação pública do PARNAMAR, suas trilhas e praias. São elas:

  • Sueste
  • Leão
  • Abreu
  • Baía dos Porcos
  • Atalaia
  • Sancho
  • Morro São José
  • Baía dos Golfinhos
  • Capim Açu
  • Pontinha – Pedra Alta
  • Caieira
  • Trilha Forte São Joaquim

O ingresso custa R$ 126,00 por pessoa e é válido por até 10 dias, independentemente se o tempo de sua permanência seja inferior.

A compra do ingresso pode ser feito das seguintes formas:

  • Bilheteria do Centro de Visitantes do ICMBio
    Endereço: Alameda do Boldró , s/n, Bairro Boldró
    Diariamente das 8:30h às 19h;
  • Online

Para conhecer mais sobre o Parque, acesse parnanoronha.com.br/o-parque

Para obter mais informações a cerca da visitação dos atrativos, regras, agendamento, acessibilidade, acesse parnanoronha.com.br/visitacao

 

Veja também:

Destinos de Viagem

Seguro Viagem

Hospedagem em Fernando de Noronha

 

Se você gostou deste conteúdo, curta e compartilha com seus amigos.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixa seu comentário ou entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em lhe atender.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades e dicas sobre o mundo das viagens.

Instagram / Facebook / Youtube

Pensou em viajar, #vaipelaviafly

 

***Foto em destaque: “Fernando de Noronha island airport” by dronepicr is licensed under CC BY 2.0