fbpx
+55 (47) 3344 4448 // +55 (47) 9 9659 6506 (whatsapp) contato@viaflyviagens.com.br

Roteiro de carro 10 dias por Capitólio, Tiradentes e Ouro Preto.

As melhores combinações de cidades de Minas Gerais não poderiam ser diferentes, Capitólio, Tiradentes e Ouro Preto. Cada uma com seu diferencial nos proporcionaram momentos únicos e viemos compartilhar os conhecimentos que tivemos nesse roteiro de 10 dias.

Nesse roteiro iremos falar qual é a melhor época para ir á cada destino, quais são as condições de clima durante o ano e dicas de deslocamento.

                                                               

Por que começar o roteiro por Capitólio

Indicamos começar o roteiro por Capitólio, por ser um destino que contém atrações que envolvem a natureza, terão que ter fôlego para todos os passeios, assim poderão visitar todos os lugares sem ser exaustivo.

Para aproveitar Capitólio, é necessário no mínimo 4 dias, pelo fato da disponibilidade de passeios e condições de clima.

 

Qual é a melhor época para ir a Capitólio

A melhor época para ir a Capitólio é durante a Primavera e Outono, começando no meio de abril e terminando no fim de setembro. Pois após o verão (período chuvoso) o nível Lago de Furnas fica mais alto e consequentemente, as cachoeiras ficam mais cheias.

E como o foco de quem vai a Capitólio é visitar o Lago de Furnas e as Cachoeiras, indicamos ir nesse período. No verão algumas cachoeiras tem acesso fechado ao público, por motivo de segurança, devido ao risco de tromba d’agua.

Dica: Começar o Roteiro em uma segunda – feira, para conseguir fazer o passeio de barco em Furnas tranquilamente, sem agitação. Os preços dos passeios alteram conforme o dia, de segunda á quinta – feira é um preço mais acessível do que o final de semana.

Condições de clima durante o ano em Capitólio

Em Capitólio, todas as estações são abafadas, ou seja, céu limpo ou nublado na maior parte do tempo. A estação seca é de céu quase sem nuvens. Durante o ano, o clima é morno, em geral a temperatura varia de 12 °C a 29 °C e raramente é inferior a 8 °C ou superior a 34 °C.

 

Dicas de deslocamento

Para fazer esse roteiro, recomendamos alugar um carro, pois as cidades são distantes umas das outras, e também pela privacidade, assim podendo parar em qualquer lugar ou incluir outras cidades no roteiro.

Saindo de Belo Horizonte, você irá passar por Itaúna, Divinópolis, Formiga, Piumhi e por fim, Capitólio.

As pistas de Belo Horizonte até Capitólio são simples, recomendamos que o trajeto seja feito pelo período da manhã ou da tarde, pois há muitos caminhões e curvas até o destino.

A distância é de 281,5km indo pela Via MG-050, em torno de 4 horas e 15minutos. O trajeto possui cerca de quatro pedágios, o valor de cada um custa em média R$ 5,90 por veículo (carro).

Em seguida, partiremos para Tiradentes.

Pensando na trajetória e no que a cidade proporciona, depois de Capitólio seguimos nossa viagem rumo a Tiradentes, pelo fato de ser mais próximo e ser uma cidade aconchegante, tudo o que irão precisar depois do agito de Capitólio.

Qual é a melhor época para ir a Tiradentes

Caso queiram realizar atividades de clima quente, indicamos irem durante a Primavera ou Outono, sendo o começo de abril a final de setembro, a diferença é que em dias chuvosos, você poderá fazer outros passeios, visitar inúmeros museus e igrejas.

Dica: Ir ao longo do meio da semana, para conseguir aproveitar com tranquilidade, sem muita movimentação na cidade será mais fácil de conhecer cada atração e evento que poderá ocorrer ao longo do período que escolher ir.

Condições de clima durante o ano em Tiradentes

Em Tiradentes, a estação de clima é úmida, sendo assim a maior parte do tempo estando nublado. Durante o ano o clima é morno. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 11 °C a 29 °C e raramente é inferior a 8 °C ou superior a 34 °C.                                                                             

Dicas de deslocamento

Saindo de Capitólio, você irá passar por Piumhi, Pimenta,  Formiga, Itapecerica, Carmo da Mata, Oliveira, São Tiago, Ritápolis, Santa Cruz de Minas e por fim, Tiradentes.

As pistas de Capitólio até Tiradentes também são simples, recomendamos que o trajeto seja feito pelo período da manhã ou na parte da tarde, pois há muitos caminhões e curvas durante o caminho. Não possui muitos pontos de paradas, então é recomendado fazerem todas as necessidades antes de embarcarem ao destino.

A distância é de 309,2km indo pela Via MG-050 e BR-494, em torno de 4 horas e 30 minutos. O trajeto possui cerca de dois pedágios, o valor de cada um custa em média R$ 5,90 por veículo (carro).

Por último, Ouro Preto.

Após ter embarcado em um incrível passeio de barco no Lago de Furnas em Capitólio, ter conhecido um pequeno terço da cultura de Minas Gerais no passeio no trem da Maria Fumaça em Tiradentes, seguimos nosso roteiro ao nosso último destino, Ouro Preto.

Terminamos o Roteiro por Ouro Preto pelo seguinte fato de ser uma cidade mais moderna e perto de Belo Horizonte, onde alugamos o carro, assim passando o final de semana na cidade.

 

Por que terminar o roteiro por Ouro Preto

Por ter descansado o necessário em Tiradentes, iremos terminar o roteiro por Ouro Preto, por ser uma cidade mais movimentada, com eventos, vários barzinhos e restaurantes com música ao – vivo, tem os seus destaques, que deixaram com o gostinho de querer voltar a Minas Gerais.

É necessário no mínimo 3 dias para conhecer a cidade de Ouro Preto, assim você consegue visitar todos os pontos turísticos e aproveitar os eventos, barzinhos e restaurantes que se destacam no período da noite.

 

Qual é a melhor época para ir a Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade totalmente voltada para o turismo, pensando no caso de quem quer viajar e pagar menos indicamos ir começo de abril (após a páscoa) a final de setembro.

Dica: No final de semana a cidade oferece mais eventos e shows pelo centro da cidade, por isso indicamos que termine o roteiro com chave de Ouro (literalmente) curtindo um bom show.

 

Condições de clima durante o ano em Ouro Preto

​Em Ouro Preto, nas estações secas o clima é agradável, já nas outras o clima vareia entre ficar morno em um período e frio no outro. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 10 °C a 26 °C e raramente é inferior a 7 °C ou superior a 29 °C.

 

Dicas de deslocamento

A menor distância de cidade desse roteiro é a de Tiradentes para Ouro Preto, mesmo estando descansados, tivemos que ter cuidado nas estradas, pois passando de Ouro Branco, encontramos o Parque Estadual da serra do Ouro Branco, ele tem muitas curvas e  a serra é perigosa, por isso devem tomar o devido cuidado.

 

Montamos um roteiro de 10 dias para Minas Gerais com as principais cidades, sendo elas Capitólio, Tiradentes e Ouro Preto, tendo como foco trazer uma base de informações para quem pensa em ir a Minas Gerais ou até mesmo quem quer viajar e ainda não tem ideias de destino.

Para saber mais afundo sobre o roteiro ou outro destino, entre em contato conosco, estamos a total disposição para assessora-lo(a) e fazer com que a sua viagem dos sonhos se torne realidade.