Tipos de cerveja é o que não faltam. Fato é que que independente da variedade, uma boa cerveja com os amigos e amigas, em uma festa, na praia, vendo um jogo de futebol, uma a cerveja vai muito bem! Quase impossível resistir a uma “cervejinha” bem gelada, não é mesmo? Muitos estão acostumados a tomar a cerveja do tipo lager, com baixa fermentação e um sabor mais suave, mas existem muitos outros tipos para você apreciar e também conhecer as características de cada uma.  Então..

Quais Tipos de cerveja existem?

  Independente dos tipos de cerveja e características de cada uma, a maioria delas são feitas com quatro ingredientes básicos, que são: a água, lúpulo, leveduras e malte. Para facilitar, podemos dividir as cervejas em duas “famílias”, as de baixa fermentação e as de alta fermentação.  

Família Lager – Baixa fermentação:

As leveduras, que promovem a fermentação, agem sob temperaturas mais baixas e se acumulam no fundo do tanque de fermentação. Por conta disso as Lagers têm mais aromas e sabores ligados ao malte e lúpulo.   Há diversos tipos de cerveja Lager, algumas delas são:
  • Pilsen – Uma das mais populares aqui no Brasil! O lúpulo é bastante acentuado no aroma e no sabor, resultando em um leve amargor. São claras e com baixo teor alcoólico. 
  • Premium Lagers – É uma cerveja bem parecida com a Pilsen, claras e leves. Normalmente as notas de malte são mais acentuadas.
  • Dark Lager – São as cervejas escuras, podendo ser encontrados alguns tipos como a famosa Malzbier, American Dark Lager e Schwarzbier. Cada uma possui algumas características diferentes, como por exemplo, o tom da cor ou as notas doces.
 

Família Ale – Alta fermentação:

Nesse tipo de cerveja, as leveduras agem sob temperaturas mais elevadas e se acumulam próximas ao topo do tanque de fermentação. Normalmente o aroma e o sabor são mais complexos. Assim como as Lagers, as cervejas da família Ale também possuem muitos tipos:  
  • Weiss – Weiss é a cerveja de trigo, com uma coloração mais opaca e sabores e aromas de frutas e especiarias.
  • India Pale Ale (IPA) – Existem duas variações principais dessa cerveja: a do estilo inglês e a do americano. Ambas são parecidas, com um amargor mais acentuado e nível alcoólico de médio à alto. Mas é a origem do lúpulo que as tornam com características diferentes. A do estilo inglês tem sabores e aromas mais florais e a do americano possui sabores e aromas mais cítricos.
  • Stout – Cervejas encorpadas e com coloração escura. Os aromas e sabores remetem ao malte torrado, com notas de café e chocolate.
Esses são apenas alguns dos muitos tipos de cerveja para conhecer e, claro, provar! Da uma olhada na imagem abaixo e conheça o tamanho da variedade! Não da vontade de conhecer todas?  
O Roteiro Oktoberfest Munique 2019 é uma oportunidade especial para aprender mais sobre quais os tipos cervejas. Serão mais de 15 tipos de cervejas degustadas e apreciadas durante o passeio.   Confira mais detalhes da Excursão aqui: http://viaflyviagens.com.br/oktoberfest-munique-2019/   Continue acompanhando o conteúdo especial que preparamos para você sobre a festa e toda a história e curiosidades sobre a cultura cervejeira!