fbpx

Saber qual a melhor época para ir para Porto de Galinhas permitirá que você planeje os seus gastos bem como o seu roteiro de passeios e atrativos.

Neste post, iremos abordar sobre os períodos de alta e baixa temporada, fato esse que tem impacto direto sobre os valores e fluxo de turistas. Na sequência, apresentaremos dados climáticos como temperatura média e precipitação e, por fim, trataremos sobre a tábua de maré, já que os principais atrativos de Porto de Galinhas são os passeios de barco e a visitação das piscinas naturais.

 

Características das temporadas de turismo em Porto de Galinhas

É notório que Porto de Galinhas está entre um dos destinos mais procurados por turistas em todo o Nordeste.

+ Saiba mais sobre Porto de Galinhas/PE e solicite um orçamento de pacote de viagem personalizado

O calor típico desta região o ano todo, as belas praias e paisagens, são alguns dos motivos que fazem com que pessoas do mundo todo queiram ir para lá.

No entanto, existem períodos de maior e menor demanda de turistas e esses períodos são conhecidos como alta e baixa temporada.

Tradicionalmente, durante o verão (de dezembro até após o carnaval), é o período de maior demanda, ou seja, você encontrará praias cheias, piscinas naturais e hotéis lotados.

Caso você esteja planejando sua viagem neste período, recomendamos que realize suas reservas com bastante antecedência, pois o destino fica bastante disputado. Ainda, fique ciente que os preços tendem a sofrer variações por conta da alta demanda.

Por outro lado, de abril até agosto, é o período de baixa temporada ou de menor demanda. Isso ocorre devido a maior incidência de chuvas, o que não significa necessariamente que estará frio ou que irá chover todos os dias.

Esta é a melhor época para ir para Porto de Galinhas para quem busca ótimos preços e praias menos cheias. Neste período, os meios de hospedagens costumam fazer promoções justamente por causa do risco das condições climáticas.

Para quem não quer arriscar ter a sua viagem “arruinada” por conta do mau tempo, e ainda quer encontrar bons preços, sugerimos os meses de setembro a novembro.

 

Dados climáticos

Como vimos acima, o clima influencia diretamente na alta e baixa temporada e um dos principais erros na hora de escolher o período e o destino que iremos viajar é não levar em consideração a previsão do tempo.

Não existe nada mais frustrante do que planejar aquela viagem dos sonhos, chegar no local e encontrar dias chuvosos ou perceber que não preparamos nossa mala adequadamente.

+ Confira dicas de como arrumar sua mala de viagem

Para que você não passe por isso e saiba qual a melhor época para ir para Porto de Galinhas, confira abaixo os quadros apresentados pelo Climatempo com as médias de precipitação, temperaturas máximas e mínimas durante o ano:

gráfico com informações sobre o clima e chuva nas diferentes épocas de Porto de Galinhas

Climatologia e histórico de previsão do tempo em Porto de Galinhas, PE

detalhamento dos dados sobre temperatura e chuva mostrando a melhor época para ir para Porto de Galinhas

Os dados apresentados representam o comportamento da chuva e da temperatura ao longo do ano. As médias climatológicas são valores calculados a partir de uma série de dados de 30 anos observados. É possível identificar as épocas mais chuvosas/secas e quentes/frias de uma região.

 

Com base nos gráficos é possível perceber que em Porto de Galinhas o calor predomina durante todo o ano, com mínimas na faixa dos 24ºC, até mesmo no inverno.

Essa é uma informação muito importante para você que gosta de um agradável banho de mar e também aliviará o peso de sua bagagem sem aquelas roupas de frio.

Embora o período entre abril e agosto sejam de baixa temporada e com valores mais acessíveis, avalie bem a quantidade de dias que você passará no destino.

Caso você pretenda ficar poucos dias, corre o risco de não ter tanta “sorte” com o clima e fique impossibilitado de fazer alguns dos passeios.

A escolha de um local para se hospedar que tenha uma boa estrutura de lazer pode compensar, já que você pode encontrar boas promoções, ou se o seu objetivo for descansar.

Se você pretende ficar por um período mais longo, a probabilidade de pegar um lindo dia de sol certamente será maior.

 

Por que a tábua de maré influencia na melhor época para ir para Porto de Galinhas?

Para você que não sabe o que é tábua de maré, recomendamos que você confira nosso artigo que trata deste assunto.

Basicamente, a tábua de maré é um calendário disponibilizado pela Marinha Brasileira que mostra os horários e os níveis da maré.

É durante a maré baixa que se formam as famosas piscinas naturais, um dos principais atrativos para quem vai a Porto de Galinhas.

Algo importante de você saber é que as fases da lua influenciam diretamente no nível das marés, e é durante as luas cheia e nova que o mar atinge o seu nível mais baixo.

 

Nossas considerações sobre o melhor período para ir para Porto de Galinhas

Com base nas informações aqui apresentadas, a melhor época para ir para Porto de Galinhas dependerá, dentre muitos fatores, da sua expectativa de viagem e sua condição financeira. É algo subjetivo e particular.

Porém, quando buscamos um destino de praia e a maior parte das atividades são externas, saber quais os períodos de maior incidência de chuva pode livrar você de imprevistos e frustrações.

+ Encontre outros destinos de viagem

Saber também sobre a alta e baixa temporada ajuda a perceber que nem sempre aquele destino que temos o desejo de conhecer e achamos muito caro seja inviável.

Por fim, compreender o mecanismo das marés irá lhe ajudar a programar a sua viagem de forma que você consiga tirar o melhor proveito possível, ter uma ótima experiência e, além de tudo, tirar maravilhosas fotos para guardar de recordação.

Esperamos que nossas informações sejam pertinentes, que possam lhe ajudar a escolher a melhor época para viajar tanto para Porto de Galinhas como para qualquer outro lugar com características semelhantes.

Se você gostou deste conteúdo, curta e compartilha com seus amigos.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixa seu comentário ou entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em lhe atender.

Continue acompanhando nossos posts pois ainda traremos informações e dicas de como chegar, onde ficar, onde comer e o que fazer em Porto de Galinhas.

 

Pensou em viajar, #vaipelaviafly