fbpx

Arrumar a mala de viagem é parte fundamental e um momento que merece todo carinho e atenção. É quando imaginamos todos os dias no destino, colocamos nossas melhores intenções, mentalizamos fotos perfeitas e memórias inesquecíveis.
 
Porém, muitas vezes essa pode ser, ou melhor, nós a tornamos, uma tarefa difícil e chata, além de muito trabalhosa.
 
Pensando nisso, nós da Via Fly Viagens, junto com nossa parceira e Organizadora Pessoal, Josi Langer (@cia.organiza), compilamos o que consideramos ser dicas úteis e práticas  para ajudar você nosso cliente, amigo, viajante, a concluir essa etapa de uma maneira mais tranquila e descomplicada.
 
Vamos lá…
 

1. SAIBA O QUE VAI ENCONTRAR NO DESTINO

 
Antes de tudo, é importante pesquisar antecipadamente a previsão do tempo do destino para o período da sua viagem. Procure saber qual a temperatura prevista e se há probabilidade de chuva.
 
Sugestões para consultar a Previsão do Tempo:

https://www.cptec.inpe.br/
https://www.accuweather.com/
https://www.climatempo.com.br/
 
Tenha em mente qual o tipo de viagem que você irá fazer e os lugares que pretende visitar, isso lhe dará mais clareza na hora de separar looks para diferentes ocasiões.
 
Reflita sobre os seguintes questionamentos:

  • Vou para a praia, para o campo ou para a montanha?
  • Irei realizar algum tipo de atividade física?
  • Terei muitas trocas de roupa?
  • Vou participar de algum evento social?
  • Qual o perfil dos restaurantes e festas que pretendo ir?

Nesse momento surgirá em sua cabeça uma lista interminável de itens que você vai querer levar – ANOTE!!! – Coloque tudo no papel para você não esquecer.
 

2. ADEQUE SUA MALA AO TIPO DE VIAGEM

 
Para cada tipo de viagem existe um tipo adequado de mala e por mais óbvio que isso pareça, muitas vezes negligenciamos esse detalhe e temos problemas. Desta forma, para decidir qual tipo de mala é o mais adequado, faça perguntas como:

  • Quantos dias vou passar viajando?
  • Quanto peso posso levar?
  • Quanto peso quero carregar?
  • Terei que carregar a(s) mala(s) por longas distâncias?
  • Onde eu vou estar hospedado terá espaço suficiente pra guardar a(s) mala(s)?
  • Precisarei levar itens frágeis e/ou que não podem amassar?
  • As condições da viagem e do destino são mais favoráveis para qual tipo de mala? (mochila, mala de mão e/ou mala grande)

Quando responder essas perguntas, automaticamente você saberá se precisará levar uma mochila, uma mala de mão, uma mala grande ou as três opções.

***As cias aéreas permitem que você embarque com uma mochila e uma mala de mão de até 10 Kg no voo. Acima disso, você precisará despachar a sua bagagem (você poderá ter que pagar pelo despacho).

 

3. CRIE UM AMBIENTE ESPECIAL PARA ESSE MOMENTO

 
Já que a imaginação e a criatividade serão utilizadas – afinal você provavelmente não vai poder levar seu armário inteiro como gostaria –  deixe o ambiente o mais agradável possível!!
 
Escolha um espaço amplo, arejado e iluminado, coloque uma música (de preferência que te remeta ao destino), e comece a arrumação com aquele sentimento bom de quem está indo viajar.
 

4. ESCOLHA OS ITENS DE MANEIRA INTELIGENTE

 
Procure separar peças mais versáteis, com tecidos e cores que possibilitem um número maior de combinações, ;
que amassem menos, que pesem menos e que te proporcionem maior conforto.
 
Você pode tirar fotos dos looks que mais lhe agradam, então separe as roupas já fazendo as combinações para cada dia, desta forma economiza tempo durante a viagem.
 
Independente do lugar para o qual está indo, não deixe de levar pelo menos um item para cada estação do ano. O clima pode mudar e não queremos estar despreparados.
 
Normalmente se calcula a quantidade de roupas de acordo com a quantidade de dias e atividades programadas, porém, considere a possibilidade de lavar as roupas durante a viagem, principalmente se vai passar mais de quinze dias viajando.

***Ah, uma dica fundamental: se ao olhar para algo, você cogitar tirá-lo da mala uma vez, é sinal de que ele não é tão essencial assim. Não pense duas vezes antes de se livrar desse peso!

 

5. VISUALIZE TODOS OS ITENS ANTES DE COLOCAR NA MALA

 
Pode ser em cima da cama, de uma mesa ou até no chão. O importante aqui é que você tenha uma visão geral de todos os itens que separou para a viagem.

***Lembra aquela anotação que aconselhamos no item 1? Veja se algo que você considera importante e que você anotou, ficou de fora.

 

6. OTIMIZE OS ESPAÇOS

 
Otimize espaço encaixando peças umas dentro das outras, por exemplo, meias dentro dos calçados, peças íntimas enroladas junto com peças maiores.
 
Sempre existe uma dúvida entre dobrar ou enrolar as peças. O ideal é combinar as duas técnicas, avaliando o tipo de roupa e tecido. Roupas maiores e mais pesadas ficam melhor acomodadas quando dobradas e são as primeiras que entram na mala, de preferência na parte de baixo próximo às rodinhas, já roupas menores e mais leves, enroladas e na parte de cima da mala.
 
Avalie a necessidade de levar cabide(s). Este item ocupa espaço e muitos hotéis dispõe dos mesmos.
 
Ainda, se o volume da(s) peça(s) for muito grande, procure guardá-la(s) em embalagens à vácuo elas vão diminuir consideravelmente o espaço ocupado na mala. Leve também sacos vazios para poder separar as roupas sujas.
 
Uma prática bastante comum é vestir-se com o maior número de roupas possível, principalmente as maiores. Essa medida pode economizar um espaço valioso.
 
A otimização também serve para os remédios, cosméticos e itens de higiene pessoal. Só leve o necessário e principalmente na quantidade necessária. Hoje em dia é possível encontrar facilmente frascos específicos para armazenar esses produtos para viagem.
 
Esqueça as necessaires grandes, opte por levar várias com menos itens em cada para poder encaixá-las melhor na mala. Você pode separar uma para remédios, uma para perfumaria, uma para higiene e banho, uma para maquiagens, etc…

Dica:

Homens: Se levar camisa social, enrole o cinto por dentro da gola para não amassar.
Mulheres: Se levar vestido fino de tecido leve, embrulhe em papel de seda. Dobre de maneira que o tecido só tenha contato com o papel a cada dobra, diminuindo a possibilidade de amassar.
Quanto for tomar banho, se possível, pendure sua roupa que estiver amassada dentro do banheiro, o vapor ajuda a desamassar.

 

7. DEIXE ESPAÇO LIVRE NA MALA

 
É fundamental deixar separado um espaço na bagagem para as (muito prováveis) compras. Também pode ser de muita ajuda já levar uma mala vazia dobrada dentro da mala principal.
 

8. PREOCUPE-SE COM ITENS IMPORTANTES E SEGURANÇA

 
Considere que documentos, equipamentos eletrônicos, valores em dinheiro, remédios de uso contínuo entre outros devem ser levados em uma bolsa/mochila de fácil acesso e que de preferência fique junto a você o tempo todo.
 
Sempre que possível lacre sua bagagem com cadeado e providencie algo que seja de fácil identificação visual juntamente de alguns dados pessoais como nome, telefone ou e-mail, assim você e mais ninguém correrá o risco de pegar a bagagem errada na esteira do aeroporto.
 
Depois de todo esse trabalho, dedicação e carinho, você não vai querer que nada de ruim aconteça com sua preciosa mala. Então não deixe de consultar nossas opções de SEGURO VIAGEM que incluem proteção contra danos e extravio da sua mala de viagem.
 

 

CONCLUSÃO

 
Por considerarmos que a viagem inicia no momento em que começamos a arrumar as malas, este ato deve ser de alegria e tranquilidade e não de estresse.
 
Sabemos que muitas pessoas ficam desesperadas e tem muita dificuldade na hora de escolher o que levar, saem de casa sempre com a sensação e a apreensão de terem esquecido alguma coisa importante.
 
Portanto, esperamos que nossas dicas lhe ajudem a solucionar este problema, que você consiga desfrutar deste momento especial e que com o mesmo cuidado que você planejou e organizou sua viagem, você esteja apto(a) a fazer o mesmo com a sua mala de viagem.
 
Conta pra gente nos comentários o que achou das dicas, se você tem alguma técnica especial ou algum “ritual” que costuma realizar ao arrumar a sua mala, além de compartilhar este material com seus amigos e familiares.
 
 
Siga nossas redes sociais para mais dicas e informações sobre viagens.

Instagram: https://www.instagram.com/vaipelaviafly
Facebook: https://www.facebook.com/ViaFlyviagens
Youtube: https://www.youtube.com/c/VAIPELAVIAFLY