Quem pensa que harmonização de comida com bebida só combina com vinho está muito enganado!

 

É possível escolher a cerveja certa para cada tipo de comida, tornando a sua experiência gastronômica ainda melhor. A harmonização nada mais é, do que unir a bebida ao alimento, de forma que as características de cada um, não se sobreponham no paladar.

 Alguns fatores podem ser levados em consideração, como o amargor da cerveja e a picância de um alimento; a cor da cerveja com a cor do alimento, podendo ser semelhantes; e os sabores que criam contrastes entre si, como o doce e o amargo, por exemplo.

 

Tipos de harmonização de comida e cerveja

 

Corte: a harmonização por corte é quando a bebida é escolhida para limpar o paladar ou amenizar uma característica especifica em um prato. Nesse caso escolha uma cerveja com maior carbonatação e amargor. 

 Semelhança: é quando os sabores de ambos, cerveja e comida, combinam entre si e possuem elementos em comum. Uma salada, que é algo leve, harmoniza muito bem com uma Pilsen, que também é leve e com um sabor mais neutro.

 Contraste: é quando a comida e a bebida são opostas, os sabores se chocam. Doce e amargo, acidez e doce.

 

Sugestões de algumas cervejas

 

Pilsen: são cervejas leves e combinam também com pratos leves e descontraídos. Sabores muito fortes ou com muito tempero podem atrapalhar o paladar para sentir o sabor da cerveja. Opte por combiná-la com amendoim, castanha, queijos leves e comidas que não gerem um atrito de sabores.

  Weiss: as cervejas Weiss são feitas de trigo e são bebidas mais complexas e com maior acidez. Combinam com pratos mais leves, como saladas, e até com comida mexicana e japonesa. A acidez e o amargor, por exemplo, ajudam a suavizar o efeito da pimenta.

 Vienna Lager: nessa cerveja há um equilíbrio entre o lúpulo e o malte. Combinam perfeitamente com carnes grelhadas, hambúrgueres e frangos. Esse tipo de cerveja ajuda a limpar o paladar.

Porter ou Stout: é conhecida também como cerveja escura ou preta. Normalmente elas possuem notas de café e chocolate, combinando bem com sobremesas. No salgado, combine com queijos fortes, como o gorgonzola.

Se especialize em Harmonização de comida e cerveja!

 

É possível fazer um curso de harmonização de comida e cerveja e ficar ainda mais por dentro do assunto. Lugares como o Senac, Instituto da Cerveja e Escola Superior de Cerveja e Malte, oferecem cursos.

Gostou?

Então imagine uma harmonização de comida e cerveja de primeira qualidade em um ambiente da mais pura cultura cervejeira!

Saiba mais sobre o pacote de viagem para a Oktoberfest Munique e viva essa experiência!

 

Confira mais detalhes da Excursão aqui: http://viaflyviagens.com.br/oktoberfest-munique-2019/

Continue acompanhando o conteúdo especial que preparamos para você sobre a festa e toda a história e curiosidades sobre a cultura cervejeira!