Como avaliar cerveja pode parecer algo fácil, mas nem sempre seus consumidores entendem ou sabem sobre os critérios que são levados em consideração para determinar se uma cerveja é digna de nota 10 ou não. Mas uma coisa é certa. Os fãs de cerveja já sabem e defendem que existem muitas diferenças entre uma boa cerveja e uma cerveja comum que é produzida em alta escala. Confira a seguir alguns pontos que devem ser levados em consideração e apure ainda mais o seu paladar!  

Como avaliar cerveja 

Conheça agora os critérios basicos dessa avaliação:   

1- Aparência

Pode-se dizer que é o primeiro contato com a cerveja. Observe a cor, que vai desde o amarelo mais claro ao tom mais escuro; O brilho ou a turbidez, uma vez que cervejas filtradas são mais brilhantes (límpidas) e as não filtradas mais turvas (opacas). A espuma, além de ajudar a manter a temperatura do liquido, ela faz com que a bebida tenha menos contato com o ar, diminuindo a oxidação. Ou seja, cerveja com a temperatura e aroma ideal por mais tempo. Uma característica das cervejas não filtradas é que elas costumam ser mais aromáticas e complexas;  

2- Aroma

O aroma da cerveja é algo importante, característico e; muito do processo de degustação se deve a este sentido, sendo importante valorizar o perfume de cada cerveja. Toque floral, frutado, malte, cítrico, entre muitos outros. Cada cerveja possui sua complexidade e possibilita sensações diferentes que influenciam na memória olfativa. Mas não é tão simples identificar possíveis ingredientes presentes na bebida. Por isso, a prática é necessária.  

3- Paladar

Essa é a hora mais aguardada para os amantes de cerveja. E, diga-se de passagem, há muito o que analisar no sabor e gosto da bebida. Doce, salgado, amargo, ácido, é interessante saber identificar tudo isso. A intensidade e a qualidade do amargor, por exemplo, influencia na hora de querer tomar outro gole ou não.  

4- Pureza

A Lei Alemã de Pureza é lembrada quando se pensa em uma boa cerveja. A lei, conhecida também como Reinheitsgebot, (conseguiu falar? Rs) diz que a cerveja deve ser produzida utilizando-se apenas água pura, malte, lúpulo e fermento. Mas, seguir essa lei não garante, de fato, que a cerveja seja boa, já que ingredientes de baixa qualidade e também falhas no processo de fabricação influenciam muito no resultado final.
Deu para ver que são muitos os aspectos que podem ser analisados na hora de como avaliar cerveja. A escolha certa dos ingredientes, o processo correto de fabricação e até a temperatura são importantes para a cerveja se tornar perfeita ao seu paladar.   E aí, deu vontade de tomar uma gelada? Que tal aprofundar esses conhecimentos em como avaliar cerveja através de uma degustação em plena viagem para Oktoberfest Munique? Nada mal, concorda?   Conheça mais sobre a Cultura Cervejeira e sobre a Excursão Oktoberfest Munique 2019!    Confira mais detalhes da Excursão aqui: http://viaflyviagens.com.br/oktoberfest-munique-2019/   Continue acompanhando o conteúdo especial que preparamos para você sobre a festa e toda a história e curiosidades sobre a cultura cervejeira!