Para quem está em fase de planejamento e deseja obter informações sobre a melhor época para viajar para Fernando de Noronha, neste post estaremos esclarecendo questões como clima (temperatura média e períodos de chuvas), condições do mar, alta e baixa temporada e outras curiosidades.
Respondendo de forma bem simples e objetiva, Noronha é um destino para se visitar em qualquer época do ano, no entanto, dependendo do período escolhido, você encontrará diferentes situações.
Veja também:
Clima
Os nativos costumam dizer que há duas estações em Noronha, uma seca e outra chuvosa.
A estação seca ou com menos incidência de chuvas é de agosto a fevereiro, sendo os meses de setembro a dezembro os melhores para ir para Fernando de Noronha quando a questão é clima. Os dias são longos e ensolarados, propícios para explorar o melhor das belezas naturais do destino.
Já o período mais chuvoso ocorre de março a julho e recomendamos você evitar os meses de abril, maio e junho. Caso você só possa ir neste período, programe uma estadia mais longa e prepare o seu psicológico pois o tempo fica muito instável e imprevisível.
O principal problema do período de chuvas é que as ruas da ilha em sua maioria são de terra e por conta disso é normal encontrar as vias cheias de lama, dificultando a sua locomoção e acesso aos atrativos.
Por outro lado, a boa notícia é que as chuvas são passageiras e não costumam durar o dia todo permitindo assim, que você ainda desfrute de um dia de sol (ou pelo menos uma parte dele).
Com relação à temperatura, em Fernando de Noronha faz calor o ano todo com média máxima de 28°C e a mínima fica em torno dos 26°C, dificilmente chega a 20°C, então fique tranquilo pois você não precisará levar roupas de frio, no máximo um agasalho por conta do vento durante a noite.
Leia também:
Mala de Viagem: Dicas úteis e práticas para você organizar e otimizar espaço
Condições do Mar
Fernando de Noronha é reconhecida internacionalmente por suas praias selvagens e exuberantes, por sua vida marinha preservada, diversa e abundante e desejada tanto por surfistas, a ponto de ser chamada de “Havaí brasileiro”, quanto por praticantes de mergulho ou por turistas que simplesmente desejam banhar-se em água calmas e cristalinas.
Mas o arquipélago não se mantém sempre igual. A paisagem muda conforme o swell (ondulações formadas por tempestades em alto mar, que consequentemente vem em direção da costa e formam as ondas para que sejam surfadas).
A partir de novembro o mar costuma ficar mais mexido por conta das ondas, consequentemente afetando a visibilidade para a prática do mergulho, podendo inclusive interferir nas saídas dos passeios de barco. Também, a faixa de areia de algumas praias fica reduzida e com muitas pedras.
Para os surfistas, o período entre dezembro e março são bons, mas a melhor época é nos meses de janeiro e fevereiro, quando praias como a Cacimba do Padre, Bode, Boldró, Praia da Conceição e do Cachorro se tornam point de ondas grandes.
Já para quem está em busca de águas calmas e deseja mergulhar com visibilidade de até 50 metros de profundidade, o período ideal é nos meses de setembro e outubro. Confira abaixo o vídeo do parceiro da Via Fly, a empresa Atalaia Noronha, que presta o serviço de mergulho:
Um fator muito positivo de Fernando de Noronha é que, seja no período de seca ou de chuvas, com ou sem swell, a temperatura da água se mantem constante na casa dos 24°C.
Temporadas Turísticas
Como na maioria dos destinos no Brasil, o verão é o período de alta temporada e em Fernando de Noronha não é muito diferente. A partir da metade de dezembro, a ilha começa a receber muitos turistas para as festividades de final de ano e o grande fluxo de pessoas se estende até após o carnaval.
Por conta da alta demanda e limitação do número de turistas, os preços costumam ser mais altos e requer um planejamento bastante antecipado para você conseguir reservar sua hospedagem e garantir sua passagem aérea.
Pelo fato de Fernando de Noronha possuir uma capacidade de carga de 675 visitantes por dia (quantidade máxima de visitantes simultâneos na Ilha), dificilmente você encontrará o lugar lotado, com longas filas, restaurantes cheios e demora no atendimento.
A partir de março, com a chegada das chuvas, dá-se início a baixa temporada, com isso há o aumento da disponibilidade de hospedagem e uma redução dos preços, principalmente nos meses de abril, maio e junho, quando muitas pousadas fazem promoções e a ilha fica praticamente deserta.
Em julho, por conta das férias escolares, a demanda e os preços voltam a aumentar. A partir do mês de agosto muitos turistas europeus começam a desembarcar no arquipélago, mas os preços se mantém acessíveis até meados de novembro. Recomendamos sempre que você realize suas reservas com antecedência para conseguir boas opções e bons preços.
Curiosidades
Dois acontecimentos que são bastante marcantes em Fernando de Noronha acontecem na Praia do Sancho. O primeiro é a abertura dos ovos das tartarugas marinhas que acontecem entre setembro e março e o segundo, que acontece durante o período das chuvas (entre março e julho), é poder admirar as quedas d’água formadas pela água da chuva que caem nos paredões das falésias.
Também é possível avistar baleias jubarte entre os meses de julho a outubro. Quando se aproxima o inverno na Antártida, elas migram para águas mais quentes para se acasalarem e dar luz aos seus filhotes.
Ainda, para quem tem coragem e espírito aventureiro e quer mergulhar com os famosos tubarões de Noronha, o melhor período é entre outubro e março, época em que as fêmeas (da espécie tubarão limão) se aproximam da costa para copular.
Considerações sobre a melhor época para viajar para Fernando de Noronha
Para quem busca a Fernando de Noronha dos cartões postais, de areias brancas, águas cristalinas, mar calmo e sem ondas além de dias ensolarados e sem o estresse da lama das ruas, a melhor época é da metade de agosto até outubro.
Este definitivamente é um excelente período para famílias com crianças, para casais em lua de mel e a melhor época para realizar os passeios de barco, mergulho e curtir todas as maravilhas deste lugar.
Já para quem busca badalação, festas, de repente encontrar o seu artista favorito, pegar lindos dias de sol e não se importa em ter que investir uma boa quantia de dinheiro, a melhor época para você é de novembro a fevereiro.
Por fim, para aqueles que não tem outra opção ou para quem talvez não seja tão “afortunado”, o período de março a junho é uma opção.
Se você está nesse grupo, não se sinta mal. Embora a média de chuvas seja alta durante este período, lembre-se que pode não chover com tanta intensidade assim e a temporada de ondas termina em março. Desta forma você estará em uma ilha praticamente particular, o mar volta a ficar calmo (inclusive propício para o mergulho embora a luminosidade não seja a ideal por conta da nebulosidade) e tudo isso, pagando menos que o normal.
Seja qual for o período escolhido, nosso conselho é que você #noronhe-se (talvez você já tenha ouvido o termo Carpe Diem que significa “curta o momento”, pois bem, #noronhe-se significa curta e desfrute deste paraíso natural no Brasil)!!!
Se você gostou deste conteúdo, curta e compartilha com seus amigos.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixa seu comentário ou entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em lhe atender.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades e dicas sobre o mundo das viagens.
Instagram / Facebook / Youtube
Pensou em viajar, #vaipelaviafly