Pantanal

Brasil
Imagem de Jose Sabino por Pixabay

Pantanal, destino para contemplar a natureza!

O Pantanal é um bioma que se encontra no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas também se estende para a Bolívia e o Paraguai. É o tipo de viagem perfeita para quem gosta de turismo ecológico. Já que a região possui uma fauna e flora riquíssima, sendo uma passeio de encher os olhos! Não é à toa que o Pantanal é Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO.

A grande atração é a natureza, que oferece diversos tipos de passeio para diferentes estilos de turistas. Os safaris estão entre os passeios mais procurados e proporciona uma experiência única! Jacaré, onça-pintada, capivara, são apenas alguns dos muitos animais que são possíveis de ver.

A pesca e o passeio de barco, também são imperdíveis quando for planejar um roteiro para o Pantanal.

Não perca tempo e conheça essa beleza natural do nosso país!

Destaque do Pantanal

pescador em barco no Pantanal
Imagem de anacvial1 por Pixabay

Pescaria

Não tem como não pensar no Pantanal e associá-lo com a pescaria. Há uma variedade enorme de rios e peixes, sendo que a piranha é uma das pescas mais comuns. Vale se atentar que a pescaria é apenas permitida entre os meses de março a outubro.

jacaré do Pantanal
Imagem de Mileno Frigatto por Pixabay

Safari

O Pantanal conta com uma diversidade de espécies de aves, peixes, répteis e mamíferos. E, poder ter a experiência de ficar próximo desses animais, é uma oportunidade única! Por isso, o safari é um dos passeio mais requisitados pelos turistas, afinal, não é todo dia que se vê animais em seu habitat natural.

Pantanal, Brazil"Pantanal, Brazil" by comicpie is licensed under CC BY 2.0

Focagem noturna

Quer ter uma experiência ainda mais intimista com o Pantanal? A focagem noturna é um dos passeios mais interessantes e especiais para se fazer. Muitos animais têm hábitos noturnos e fazer um safari na parte da noite favorece a visualização desses animais que durante o dia quase não são vistos.

Pantanal, Brazil"Pantanal, Brazil" by comicpie is licensed under CC BY 2.0

Passeio de Barco

Um passeio de barco pelo Pantanal é praticamente obrigatório no roteiro de qualquer turista. Há opções de passeios em barco simples e luxuosos, em chalana e até em canoa. Alguns passeios oferecem refeição, ideal para poder passar o dia navegando pelos rios. Se possível, faça um passeio de barco ao pôr do sol, uma experiência inesquecível!

Pantanal, Brazil"Pantanal, Brazil" by comicpie is licensed under CC BY 2.0

Cavalgada

A cavalgada é um dos passeios clássicos do Pantanal. Através de trilhas, longas ou curtas, o turista pode apreciar toda a fauna e flora em cima de um cavalo. Que, diga-se de passagem, é a típica visão de um pantaneiro.

Pontos de Interesse no Pantanal 

Principais Atrações Turísticas

  • Parque Nacional do Pantanal Matogrossense
  • Pescaria
  • Safari
  • Focagem noturna
  • Passeio de barco
  • Cavalgada

Outros Interesses Turísticos 

  • Museu de História do Pantanal (Muhpan)
  • Birdwatching (Observação de pássaros)
  • Rodovia Transpantaneira
onça pintada em meio a mata no Pantanal
Leonardo Ramos, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
arara azul no Pantanal
Leonardo Ramos, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
pantaneiros a cavalo conduzindo boiada no Pantanal
Vicente Bissoni Neto, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Confira as Ofertas de Hospedagem no Pantanal do nosso Parceiro 

Booking.com

Saiba mais sobre Viagem para o Pantanal 

Qual a melhor época para viajar para Pantanal ?

Cada época é diferente da outra e as experiências também mudam dependendo do período que você escolher. Uma das melhores estações para visitar o destino é durante o inverno, entre os meses de junho a setembro. É um período de seca, os níveis dos rios abaixam e a observação de muitos animais fica mais fácil. Porém, essa é a época que corresponde com a alta temporada. Ou seja, os preços tendem a aumentar assim como a movimentação.

O período de chuva normalmente fica entre os meses de outubro a maio. As planícies começam a ficar alagadas e muitos animais buscam refúgio em áreas mais elevadas. No entanto, é nessa época que maior planície alagável do mundo pode realmente ser vista no seu auge e os animais aquáticos ficam mais visíveis.

Onde se hospedar em Pantanal ?

Antes de decidir onde se hospedar é interessante escolher qual lado do Pantanal você prefere explorar, o sul ou o norte. No Pantanal Norte, Cáceres é a melhor cidade base. Do lado sul, Corumbá é a principal porta de entrada para conhecer o Pantanal.

No geral, é possível encontra três tipos de acomodação: os hotéis voltados para o ecoturismo (os mais famosos são as fazendas), os hotéis para pesca e o barco hotel.

Alguns dos hotéis voltados para o ecoturismo oferecem uma imersão maior no Pantanal, pois são lugares em contato com a fauna e a flora, além do atendimento que é fundamental na hora de fazer os passeios.

Os hotéis/pousada para pesca são mais simples e mais voltados para aqueles que tem o intuito de pescar. Já o barco hotel é uma oportunidade de conhecer o Pantanal se hospedando em um barco e navegando pelos rios. Eles oferecem a estrutura necessária para passar alguns dias viajando.

O que fazer em Pantanal ?

A maioria das atrações do Pantanal giram em torno da sua rica fauna e flora. Há diversos tipos de passeios para os diferentes estilos e gostos dos turistas. Atrações como safari, pescaria, cavalgada, passeio de barco e focagem noturna, são as mais procuradas e interessantes para uma verdadeira experiência no Pantanal.

Os passeios de barco, por exemplo, são clássicos e de diferentes tipos. Há passeios que duram um dia (com direito a refeições no interior do barco), outros, em que é possível dormir no barco. Quanto aos safaris, é uma das atrações que mais agradam o turista. São diversas espécies de animais, os mais concorridos para conseguir ver são os jacarés e a onça-pintada. Vale a pena fazer o passeio também na parte da noite.

Para se sentir como um verdadeiro pantaneiro, a cavalgada não pode faltar. E para os amantes de pesca, rios não faltam!

Solicite uma cotação personalizada para o Pantanal

14 + 4 =

Outros Destinos

Conheça nossa seleção de destinos para você viajar por todo o mundo.

Viva memórias inesquecíveis! Desfrute seu destino!