Chapada Diamantina

Bahia - Brasil
Kennedy Silva, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Chapada Diamantina, um tesouro brasileiro!

Não é preciso sair do Brasil para conhecer lugares com belezas de tirar o fôlego, a Chapada Diamantina é a prova disso. A região, de onde faz parte o Parque Nacional da Chapada Diamantina, fica localizada na Bahia, em torno de 400km de Salvador. É o destino perfeito para aqueles que gostam de ecoturismo e de estar em contato com a natureza.

A região foi “desenhada” ao longo de bilhões de anos, quando os fenômenos naturais foram esculpindo as rochas, criando as montanhas e os vales. É um verdadeiro espetáculo da natureza, que oferece ao turista as mais diversas atrações. São cachoeiras, grutas, morros, trilhas, cânions e muito mais!

Seja em busca de aventura, do contato com a natureza ou em busca de conhecer novos destinos brasileiros, a Chapada Diamantina não vai te decepcionar!

Destaques da Chapada Diamantina

pôr do sol no morro do pai inácio na chapada diamantina
Ronaldo tozzi, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Morro do Pai Inácio

O Morro do Pai Inácio é um dos cartões-postais da Chapada Diamantina. É um dos melhores lugares para apreciar a beleza da região, principalmente ao pôr do sol. Para chegar até o morro é preciso pegar uma trilha e depois uma outra que leva até o topo (mais ou menos 500m de subida). Pode ter certeza que o pequeno esforço vai valer a pena!

gruta com água cristalina na chapada diamantina
Rodrigo Almeida Fernandes, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Grutas e poços

Grutas e poços não faltam na Chapada. A região oferece uma variedade dessas belezas da natureza e conhecer ao menos uma de cada é obrigatório no roteiro. Algumas delas são: Gruta Azul, Gruta da Pratinha, Gruta da Lapa Doce, Gruta do Lapão, Poço Azul e Poço Encantado.

cachoeira do buracão na chapada diamantina
Rodolfo Bazetto, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Cachoeiras

A Chapada Diamantina tem de tudo um pouco e cachoeiras não poderiam ficar de fora. São muitas cachoeiras espalhadas ao longo de toda a região. Não deixe de conhecer a Cachoeira da Fumaça, Cachoeira Encantada, Cachoeira Fumacinha, Cachoeira do Buracão, entre muitas outras!

queda d'água da cachoeira da fumaça na chapada diamantina
Vic Paes, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Vale do Capão

O Vale do Capão fica no limite do Parque Nacional da Chapada Diamantina e é um santuário ecológico encantador. A região conta com uma vila, que deve ser visitada. Em relação as belezas naturais, a Cachoeira da Fumaça, o Riachinho, a Trilha Morrão e Cachoeira das Águas Claras, são atrações que não podem ficar de fora do roteiro.  

casas antigas e coloridas na cidade de lençóis na chapada diamantina
Rafadelongo, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Cidades

As cidades, além de servirem como base para os passeios no parque, podem ser uma oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura e do povo da região. Seja para provar a gastronomia, apreciar o artesanato ou curtir a vida noturna. Cidades como Lençóis, Andaraí, Macugê, Palmeiras e a vila Vale do Capão, são boas opções.

Pontos de Interesse na Chapada Diamantina

Principais Atrações Turísticas

  • Morro do Pai Inácio
  • Grutas (Gruta Azul; Gruta da Pratinha; Gruta da Lapa Doce; Gruta do Lapão; Poço Azul; Poço Encantado)
  • Cachoeiras (Cachoeira da Fumaça; Cachoeira Encantada; Cachoeira Fumacinha; Cachoeira do Buracão; Cachoeira do Mixila; Cachoeira do Riachinho, Cachoeira Águas Claras)
  • Vale do Capão
  • Morro do Camelo
  • Cidades (Lençóis; Vale do Capão; Andaraí; Macugê; Palmeiras)
  • Vale do Pati

Outros Interesses Turísticos 

  • Morro do Chapéu
  • Galeria Arte & Memoria
  • Pico do Itobira
  • Rampa do Caim
  • Roncador
  • Cemitério Bizantino de Mucugê
entrada da gruta da pratinha na chapada diamantina
Kennedy Silva, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
raio de luz refletindo nas águas azuis do poço encantado na chapada diamantina
Guilherme Silva Julian, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
vale do pati com formações rochosas e cobertas por vegetação na chapada diamantina
AndréOlmos, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
morro em formato de camelo na chapada diamantina
Jeilsonandrade, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Saiba mais sobre Viagem para Chapada Diamantina

Qual a melhor época para viajar para Chapada Diamantina?

A Chapada Diamantina pode ser conhecida o ano todo, mas, alguns detalhes podem ser levados em consideração para escolher a melhor época de acordo com o objetivo da sua viagem.

Normalmente no verão chove mais, porém, é um período em que as águas das cachoeiras estão mais quentes e o seu volume maior.

Entre maio a setembro o clima é mais seco e com temperaturas um pouco mais baixas. O ponto positivo é que a temperatura mais amena ajuda no momento das caminhas e trilhas. Já o negativo, é a diminuição do fluxo da água nas cachoeiras e também as temperaturas mais geladas, principalmente nos dias mais frios. Vale lembrar que nesse período é possível ver a famosa incidência do sol na gruta Azul, no Poço Encantado e no Poço Azul.

Em relação a alta e baixa temporada, época de férias escolares e feriados atraem um maior número de turistas.

Onde se hospedar na Chapada Diamantina?

A Chapada Diamantina é enorme e algumas cidades ao seu redor servem como base para hospedagem e melhor localização para os passeios às atrações de interesse.

Lençóis é uma das cidades mais conhecidas e com melhor infraestrutura para encontrar acomodação. Há uma maior variedade de pousadas, agências de turismo, restaurantes e outros serviços. Além disso a cidade é uma graça! Com casarões históricos e ruas de pedras.

O Vale do Capão, Mucugê, Andaraí e Palmeiras também são outras opções de base para hospedagem. Dependendo do seu roteiro é interessante buscar por pernoites em outras cidades, para evitar deslocamentos muito longos.

O que fazer na Chapada Diamantina?

Contato com a natureza, aventura e belezas naturais. Essa é a definição perfeita para as atrações – que são muitas – que os turistas podem encontram na Chapada Diamantina.

O parque é enorme e por isso é interessante planejar antes o que você gostaria de ver em cada região.

Na região do Vale do Capão, por exemplo, atrações como a Cachoeira da Fumaça, o Riachinho, o Rio Preto, devem ser acrescentadas ao roteiro.

O Morro do Pai Inácio também não pode ficar de fora, a vista para a Chapada é inesquecível. Vale acrescentar a trilha do Morrão e a Cachoeira Águas Claras. E por falar em cachoeiras, são muitas opções! Conheça também a Cachoeira Encantada, Cachoeira da Fumacinha e Cachoeira do Buracão.

Assim como as cachoeiras, as grutas e poços são diversos. Algumas famosas são: Gruta Azul, Gruta da Pratinha, Gruta da Lapa Doce, Gruta do Lapão, Poço Azul e Poço Encantado.  

Impossível não se apaixonar pela Chapada Diamantina!

Confira as Ofertas de Hospedagem na Chapada Diamantina do nosso Parceiro 

Booking.com

Solicite uma cotação personalizada para Chapada Diamantina

4 + 1 =

Outros Destinos

Conheça nossa seleção de destinos para você viajar por todo o mundo.

Viva memórias inesquecíveis! Desfrute seu destino!