Gramado

Rio Grande do Sul - Brasil

Gramado, um pedacinho da Europa no Sul do Brasil

 

Gramado é uma cidade encantadora. Localizada no estado do Rio Grande do Sul, na região da belíssima Serra Gaúcha, o destino impressiona não só pelas belas paisagens, mas também, pelo charme.

Quem conhece, não nega. Gramado tem estilo de cidade europeia! E não é coincidência, pois o local teve a colonização por imigrantes europeus. As ruas e construções fazem com que você se sinta em outro país. Seja no inverno ou no Natal, época em que a cidade está mais brilhante do que nunca, entretenimento é o que não falta. Se você gosta de passeios ao ar livre, o Lago Negro é encantador. Para se divertir e se entreter, Snowland, Terra Mágica Florybal e Mini Mundo são ótimas escolhas.

Boa gastronomia também não falta na cidade. O fondue é um dos pratos mais típicos, além dos chocolates, que fazem qualquer um suspirar.

Gramado sabe como conquistar, não importando a idade ou estilo!

Destaques de Gramado

cachoeira caindo por entre mata em Gramado

Parque Estadual do Caracol

O Parque Estadual do Caracol, localizado no município de Canela, é uma unidade de conservação, sendo o segundo ponto turístico mais visitado no sul do Brasil. No Parque você encontra um observatório ecológico que fica a 27m de altura, trilhas ecológicas, a famosa Escadaria da Perna Bamba com 730 degraus que te levam até a parte inferior da Cascata, além do Mirante que se encontra na parte superior e com vista privilegiada para a Cascata do Caracol que possui 131m de altura.

catedral de pedra com praça ao redor em Canela

Canela

Canela é uma cidade bem próxima de Gramado, pouco menos de 10 km de distância. O destino oferece diversas atrações turísticas e entretenimento. Não deixe de conhecer a Catedral de Pedra, o Parque do Caracol, Parque da Ferradura, Mundo a Vapor, Alpen Park e muito mais!

praça com grama e árvores pessoas caminhando e carroça

Nova Petrópolis

Nova Petrópolis é outro destino próximo de Gramado, cerca de 45 min. A cidade é muito charmosa e florida, tendo como um dos pontos turísticos a Praça das Flores. Outros destaques são o Parque Aldeia do Imigrante e Parque Esculturas Pedras do Silêncio. Compras também não podem faltar, Nova Petrópolis é a cidade das malharias.

pórtico em formato de barril na entrada da cidade de Bento Gonçalves próximo à Gramado

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é um pouco mais afastada de Gramado, mas ainda assim merece ser conhecida. O destino é famoso por ser uma região com muitas vinícolas, ou seja, lugar perfeito para os apreciadores de vinho. É possível conhecer as vinícolas e fazer degustações de vinho. Outro passeio requisitado é o de Maria Fumaça, percorrendo as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa.

miniatura de cidade com ruas carros e prédios com pessoas ao fundo em Gramado

Mini Mundo

O Mini Mundo é uma das atrações imperdíveis em Gramado. Nele é possível encontrar mini réplicas de construções de diversos lugares do mundo. O passeio é uma delícia e com certeza você irá se divertir vendo cada detalhe dessa mini cidade.

pote transparente com raspas de chocolate de Gramado

Chocolates

Gramado é um destino excelente para apreciar boa gastronomia. E o chocolate é o queridinho para quem visita à cidade. Além de lugares especializados em fondue, há diversas lojas vendendo os mais variados tipos de chocolate. Vale a pena visitar o Reino do Chocolate, é o primeiro espaço temático de chocolate do Brasil. 

mulher com casaco azul e roupas de frio esquiando em Gramado

Snowland

O Snowland é uma atração super requisitada na cidade. Ele nada mais é do que um parque temático com neve artificial. E não é só no inverno que ele funciona, é durante o ano inteiro! Esquiar, patinar, descer em uma montanha de neve com uma boia, são apenas algumas das atrações oferecidas.

Pontos de Interesse em Gramado

Principais Atrações Turísticas

  • Snowland
  • Mini Mundo
  • Parque Estadual do Caracol
  • Lago Negro
  • Rua coberta
  • Paróquia São Pedro
  • Aldeia do Papai Noel
  • Terra Mágica Florybal
  • O Reino do Chocolate
  • Mundo a Vapor

Outros Interesses Turísticos 

  • Dreamland Museu de Cera
  • Hollywood Dream Cars
  • Parque dos Dinossauros
  • Lago Joaquina Rita Bier
  • Mina de Gramado
  • Le Jardin
  • Belverde Vale do Quilombo
  • Gramado zoo
  • Museu Medieval

Confira as Ofertas de Hospedagem em Gramado do nosso Parceiro

Booking.com

Saiba mais sobre Viagem para Gramado

Qual a melhor época para viajar para Gramado?

A cidade de Gramado é encantadora e merece ser conhecida em qualquer época do ano. Mas, quando ir, vai depender do objetivo da sua viagem. Seja em relação ao preço, ao fluxo de turistas, ao clima ou aos eventos da cidade.

Um dos períodos mais frequentados é durante o inverno e também no final do ano, principalmente no natal. Por ser uma cidade mais ao sul do país, as temperaturas durante o inverno costumam ser baixas, o que atrai bastante turistas para aproveitar o estilo de cidade europeia que Gramado tem. Além de poder se deliciar com a gastronomia e atrações como o Snowland.

Assim como o inverno, o verão também consegue atrair turistas, principalmente no final do ano. O Natal Luz de Gramado é belíssimo e muito famoso no Brasil. A cidade fica toda iluminada e com muitas atrações para curtir essa época tão especial.

Nas outras épocas do ano o clima é ameno e os preços tendem a ser mais baixos. Mas o entretenimento é garantido para o ano todo.

Onde se hospedar em Gramado?

Gramado é uma das cidades mais visitadas do Rio Grande de Sul, devido a isso, é possível encontrar várias opções de hospedagens. A cidade não é tão grande, o que facilita na hora de se locomover e conhecer as atrações turísticas.

Quando você tem um carro, a localização do seu hotel pode não ser uma prioridade. Já que é possível dirigir para qualquer lugar que você desejar. Se você vai conhecer o destino sem um carro ou, mesmo estando com o automóvel prefere estar bem localizado, ficar no centro é uma boa opção. No centro você encontra restaurantes, lojas, vida noturna e pode utilizar com facilidade o transporte público. A região da Av. Borges de Medeiros é uma das melhores.

Se você procura por opções mais baratas, a cidade de Canela pode ser outra boa opção. Além de ficar bem próxima de Gramado, está próxima de algumas atrações turísticas.

O que fazer em Gramado?

Gramado é um destino incrível e combina com qualquer estilo. A beleza natural da região encanta, sendo que uma das atrações mais visitadas é o Parque Estadual do Caracol, que fica em Canela, menos de 10km de Gramado. Nele você encontra trilhas, mirante, observatório ecológico e a belíssima cascata.

No centro de Gramado não deixe de conhecer a paróquia São Pedro e a Rua Coberta. Nessa região é possível encontrar vários restaurantes e lojas também.  Para um passeio ao ar livre, o Lago Negro é perfeito. Além da bela paisagem, é possível fazer caminhadas e andar de pedalinho.

Dentre algumas das atrações mais divertidas estão o Mini Mundo e o Snowland. O Mini Mundo é um espaço com diversas réplicas de construções do mundo todo, como se fosse uma mini cidade. Já o Snowland é um parque com neve artificial, nele é possível até esquiar. 

E claro, não se pode esquecer dos chocolates. Há vários restaurantes especializados em fondue e lojas vendendo essa gostosura.

Solicite uma cotação personalizada para Gramado

7 + 12 =

Outros Destinos

Conheça nossa seleção de destinos para você viajar por todo o mundo.

Viva memórias inesquecíveis! Desfrute seu destino!