fbpx
+55 (47) 3344 4448 // +55 (47) 9 9659 6506 (whatsapp) contato@viaflyviagens.com.br

As viagens para o exterior crescem a cada dia mais, e são muitas pessoas que buscam Como tirar o Passaporte Brasileiro, ou até mesmo renova-lo.

Existem algumas exigências que precisam ser seguidas para que você possa tirar o seu passaporte sem perder tempo, ou ter qualquer imprevisto na viagem.

Dessa forma, para te ajudar, segue algumas dicas do que você precisa fazer para garantir que o seu passaporte sairá conforme o esperado e no prazo certo.

Confira as dicas!

 

Como tirar o passaporte brasileiro

Para você solicitar o seu passaporte brasileiro é obrigatório que você reúna todos os documentos da lista exigida pela Polícia Federal.

Segue abaixo uma relação de alguns documentos:

  • Documento de Identidade: pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. Detalhe: caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento;
  • CPF: Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original;
  • Certidão de Casamento: Caso tenha alterado seu nome;
  • Certificado de Naturalização: para os naturalizados.

Caso este não seja o seu primeiro passaporte, é necessário que você se lembre de levar o passaporte anterior para que ele possa ser renovado.

Caso tenha sido roubado, leve o boletim de ocorrência feito na polícia informando que você foi furtado e por isso não tem mais o seu antigo passaporte.

 

Fique atento!

A documentação pode variar conforme o tipo de passaporte, idade do requerente, etnia e estado civil.

Confira no site da Polícia Federal maiores informações em caso de dúvidas:

 » Documentação Necessária para Passaporte

» Orientações Gerais para Requer Passaporte

Preencha o formulário no site na Polícia Federal

Acesse o site da Polícia Federal através dos links abaixo e faça o preenchimento com as suas informações.

» Formulário para requerer Passaporte

Após ter preenchido e confirmado os dados será gerado um protocolo com sua solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento.

 

Faça o pagamento da taxa de emissão

Assim que você preencher o formulário de solicitação, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Tenha certeza que o valor foi pago integral, pois do contrário seu pedido não será valido!

Somente depois de ter pagado a taxa você terá condições de fazer o seu agendamento para ser atendido no site oficial da Polícia Federal.

Normalmente, o sistema que é responsável pela comunicação com o banco costuma liberar o pagamento logo no dia seguinte quando é feita a compensação.

É importante lembrar que a compensação do pagamento pode levar até 3 dias se for feita no boleto e não no cartão de crédito que normalmente costuma ser mais rápido. 

 

Agente o seu atendimento através da internet

Após o pagamento da GRU, então acesse novamente o site da Polícia Federal, desta vez no link:

» Agendamento de Atendimento

Compareça no posto da Polícia Federal mais próximo de você

Após ter feito o agendamento pela internet, agora você deverá comparecer ao posto da Polícia Federal que é mais próximo da sua casa e ir até lá para terminar de resolver o processo.

Chegando lá, você deverá estar com toda a documentação original.

Quanto ao comprovante de pagamento da taxa, não é obrigatório que você leve, entretanto, pode ser necessário que ele esteja contigo principalmente se houver algum caso de erro de sistema durante o seu agendamento.

Por precaução e para garantir que não seja necessário voltar lá novamente não custa nada levar.

Importante: não é necessário levar fotografia, pois ela será tirada pela Polícia Federal no momento do atendimento. A exceção é no caso de crianças com menos de 3 anos, que exigem uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco.

 

Retirada do passaporte

Você já recebeu a notícia de que o seu passaporte ficou pronto?

Que ótimo!

Agora, basta que você compareça ao posto da Polícia Federal no qual havia comparecido anteriormente para fazer a retirada do seu passaporte.

Para fazer a retirada, basta que você leve o seu documento de identidade original. Não é aceito cópias e você não poderá retirar o seu passaporte sem o seu RG ou CNH.

Prefere facilidade e economizar tempo para retirar o passaporte?

Pode ser que você não tenha tempo para cuidar de tudo isso ou prefira maior conforto e segurança para garantir que não haverá problemas nesse tramite. 

Caso prefira contar com serviços profissionais que cuidam de tudo até o fim, saiba maiores informações aqui e nos informe a sua necessidade!  

Saiba aqui maiores informações!