Lençóis Maranhenses
Maranhão - BrasilLençóis Maranhenses, o oásis brasileiro!
O visual impressiona! No meio de dunas, lagoas com diferentes tons de azul e verde. Esse paraíso existe? Sim, e é do nosso pais! Os Lençóis Maranhenses são um dos lugares mais belos do Brasil e que atraem turistas do mundo todo.
O destino está localizado cerca de 250km de São Luís, capital do Maranhão. A viagem não é tão curta, por isso, muitos optam por se hospedar em cidades como Santo Amaro, Barreirinhas e Atins. Assim, é possível aproveitar melhor essa grande atração que são os lençóis.
É no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que os turistas podem desfrutar de diferentes passeios para ver as lagoas, dentre os mais procurados estão o Circuito da Lagoa Azul e o Circuito da Lagoa Bonita.
Todos devem ter a oportunidade de pelo menos uma vez na vida conhecer esse paraíso. E o melhor de tudo é que ele está no nosso país, só esperando para ser conhecido!
Destaques dos Lençóis Maranhenses
Barreirinhas
Dizem que Barreirinhas é a “capital” dos Lençóis Maranhenses. Ela é a base que oferece os passeios mais diversificados e também alguns dos mais procurados. É a partir dela que o Circuito Lagoa Azul e Circuito Lagoa Bonita podem ser feitos. O passeio normalmente passar por lagoas como a Lagoa da Esmeralda, da Preguiça, da Paz, do Peixe, do Maçarico, do Clone e Azul.
Atins
Atins é um dos vilarejos dos Lençóis Maranhenses, sendo mais isolada e tranquila do que Barreirinhas. Uma das grandes atrações é a sua praia, que é excelente para a prática de kitesurf e, na maré baixa, forma lindos bancos de areia e piscinas naturais. Não deixe de conhecer também a Lagoa Tropical e a Lagoa das Sete Mulheres.
Santo Amaro
Santo Amaro é outra cidade que serve como base para alguns passeios dos Lençóis Maranhenses. Algumas lagoas para conhecer são: Lagoa das Andorinhas, Lagoa da Gaivota, Betânia e Emendadas. São algumas das lagoas mais bonitas do parque!
Voadeira pelo Rio Preguiças
Essa é um dos passeios clássicos de Barreirinhas. Uma lancha baixa (voadora) percorre o Rio Preguiças em direção ao mar, passando por Vassouras, Mandacaru e Caburé. Em Vassouras, dunas e as lagoas dos pequenos lençóis são as atrações, além dos saguis, que adoram chegar perto dos visitantes. Em Mandacaru, suba no Farol Preguiças e tenha um visual de tirar o fôlego. E em Caburé, a parada é perfeita para um descanso.
Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses
Uma das experiências mais incríveis é poder ver toda a beleza dos Lençóis Maranhenses lá do alto. Normalmente o passeio de avião é feito em uma aeronave de pequeno porte e dura em média 30 minutos. Porém, é o suficiente para tornar o passeio inesquecível e com certeza será uma das imagens mais bonitas de toda a viagem!
Pontos de Interesse em Lençóis Maranhenses
Principais Atrações Turísticas
- Barrerinhas
- Atins
- Santo Amaro
- Circuito Lagoa Azul
- Circuito Lagoa Bonita
- Lagoa das Andorinhas
- Lagoa da Gaivota
- Lagoa Betânia
- Lagoa Emendadas
- Voadeira Rio Preguiças
Outros Interesses Turísticos
- Passeio de boia no Rio Formiga
- Passeio de quadriciclo
- Kitesurf
Saiba mais sobre Viagem para os Lençóis Maranhenses
Qual a melhor época para viajar para Lençóis Maranhenses?
Existem épocas em que é recomendado viajar caso queira ver as lagoas dos Lençóis Maranhenses no seu auge. No geral, no primeiro semestre é quando as lagoas ficam cheias, por conta das chuvas constantes. Já no segundo semestre, o sol seca as lagoas.
A melhor época para viajar com a garantia de que as lagoas estarão cheias é durante os meses de junho a setembro. Quanto mais cedo ir, maior a chance de encontrar o visual tão desejado.
Nos meses de outubro a dezembro é muito provável que a maioria das lagoas estejam secas e pode não ser tão interessante planejar uma viagem nesse período.
Por isso, se quer ter a experiência de conhecer o oásis brasileiro, planeje a sua viagem nos meses de junho a setembro. Se possível, com antecedência. Já que é uma época considerada de alta temporada.
Onde se hospedar em Lençóis Maranhenses?
No momento de escolher onde ficar nos Lençóis Maranhenses, o turista tem a possibilidade de escolher três cidades/vilarejos bases: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Elas são bem diferentes entre si e cada uma oferecem experiências diferentes para cada tipo de viagem e passeios.
Barreirinhas é a principal base e também com o acesso mais fácil. A cidade possui uma boa variedade de hotéis, restaurantes e agências de turismo para fazer os passeios mais requisitados da região.
Santo Amaro é uma cidade mais calma, simples e menos movimentada que Barreirinhas. Muitos escolhem se hospedar nessa região por estar mais próximo das lagoas que são conhecidas como as mais bonitas do circuito principal do parque.
O vilarejo de Atins é bem diferente das outras cidades e oferece uma hospedagem mais intimista. É o local perfeito para quem quer aproveitar tanto as lagoas como a praia, um visual digno de ser chamado de paraíso!
O que fazer em Lençóis Maranhenses?
As grandes atrações dos Lençóis Maranhenses são os seus lagos e paisagens que parecem um oásis. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é enorme, sendo que o ideal é separar alguns dias para conseguir conhecer a maioria das trações.
São três regiões principais, a Barreirinha, Atins e Santo Amaro. Em Barreirinha, não deixe de fazer o Circuito da Lagoa Azul e da Lagoa Bonita, são um dos mais famosos e bonitos passeios. Em Atins, além de conhecer a Lagoa Tropical e a Lagoa das Sete Mulheres, conheça a praia. É lá que o turista pode se aventurar no kitesurf.
Em Santo Amaro, Lagoa das Andorinhas, Lagoa da Gaivota, Lagoa Betânia e Lagoa das Emendadas não podem ficar de fora.
E, além dos passeio clássicos para as lagoas, aproveite a oportunidade e faça o passeio de voadeira pelo rio Preguiças. O legal é que são trem pontos de parada, em Vassouras, Mandacaru e Caburé.
Confira as Ofertas de Hospedagem em Barreirinhas do nosso Parceiro
Solicite uma cotação personalizada para os Lençóis Maranhenses
Outros Destinos
Viva memórias inesquecíveis! Desfrute seu destino!