Chapada Diamantina
Bahia - BrasilChapada Diamantina, um tesouro brasileiro!
Não é preciso sair do Brasil para conhecer lugares com belezas de tirar o fôlego, a Chapada Diamantina é a prova disso. A região, de onde faz parte o Parque Nacional da Chapada Diamantina, fica localizada na Bahia, em torno de 400km de Salvador. É o destino perfeito para aqueles que gostam de ecoturismo e de estar em contato com a natureza.
A região foi “desenhada” ao longo de bilhões de anos, quando os fenômenos naturais foram esculpindo as rochas, criando as montanhas e os vales. É um verdadeiro espetáculo da natureza, que oferece ao turista as mais diversas atrações. São cachoeiras, grutas, morros, trilhas, cânions e muito mais!
Seja em busca de aventura, do contato com a natureza ou em busca de conhecer novos destinos brasileiros, a Chapada Diamantina não vai te decepcionar!
Destaques da Chapada Diamantina
Morro do Pai Inácio
O Morro do Pai Inácio é um dos cartões-postais da Chapada Diamantina. É um dos melhores lugares para apreciar a beleza da região, principalmente ao pôr do sol. Para chegar até o morro é preciso pegar uma trilha e depois uma outra que leva até o topo (mais ou menos 500m de subida). Pode ter certeza que o pequeno esforço vai valer a pena!
Grutas e poços
Grutas e poços não faltam na Chapada. A região oferece uma variedade dessas belezas da natureza e conhecer ao menos uma de cada é obrigatório no roteiro. Algumas delas são: Gruta Azul, Gruta da Pratinha, Gruta da Lapa Doce, Gruta do Lapão, Poço Azul e Poço Encantado.
Cachoeiras
A Chapada Diamantina tem de tudo um pouco e cachoeiras não poderiam ficar de fora. São muitas cachoeiras espalhadas ao longo de toda a região. Não deixe de conhecer a Cachoeira da Fumaça, Cachoeira Encantada, Cachoeira Fumacinha, Cachoeira do Buracão, entre muitas outras!
Vale do Capão
O Vale do Capão fica no limite do Parque Nacional da Chapada Diamantina e é um santuário ecológico encantador. A região conta com uma vila, que deve ser visitada. Em relação as belezas naturais, a Cachoeira da Fumaça, o Riachinho, a Trilha Morrão e Cachoeira das Águas Claras, são atrações que não podem ficar de fora do roteiro.
Cidades
As cidades, além de servirem como base para os passeios no parque, podem ser uma oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura e do povo da região. Seja para provar a gastronomia, apreciar o artesanato ou curtir a vida noturna. Cidades como Lençóis, Andaraí, Macugê, Palmeiras e a vila Vale do Capão, são boas opções.
Pontos de Interesse na Chapada Diamantina
Principais Atrações Turísticas
- Morro do Pai Inácio
- Grutas (Gruta Azul; Gruta da Pratinha; Gruta da Lapa Doce; Gruta do Lapão; Poço Azul; Poço Encantado)
- Cachoeiras (Cachoeira da Fumaça; Cachoeira Encantada; Cachoeira Fumacinha; Cachoeira do Buracão; Cachoeira do Mixila; Cachoeira do Riachinho, Cachoeira Águas Claras)
- Vale do Capão
- Morro do Camelo
- Cidades (Lençóis; Vale do Capão; Andaraí; Macugê; Palmeiras)
- Vale do Pati
Outros Interesses Turísticos
- Morro do Chapéu
- Galeria Arte & Memoria
- Pico do Itobira
- Rampa do Caim
- Roncador
- Cemitério Bizantino de Mucugê
Saiba mais sobre Viagem para Chapada Diamantina
Qual a melhor época para viajar para Chapada Diamantina?
A Chapada Diamantina pode ser conhecida o ano todo, mas, alguns detalhes podem ser levados em consideração para escolher a melhor época de acordo com o objetivo da sua viagem.
Normalmente no verão chove mais, porém, é um período em que as águas das cachoeiras estão mais quentes e o seu volume maior.
Entre maio a setembro o clima é mais seco e com temperaturas um pouco mais baixas. O ponto positivo é que a temperatura mais amena ajuda no momento das caminhas e trilhas. Já o negativo, é a diminuição do fluxo da água nas cachoeiras e também as temperaturas mais geladas, principalmente nos dias mais frios. Vale lembrar que nesse período é possível ver a famosa incidência do sol na gruta Azul, no Poço Encantado e no Poço Azul.
Em relação a alta e baixa temporada, época de férias escolares e feriados atraem um maior número de turistas.
Onde se hospedar na Chapada Diamantina?
A Chapada Diamantina é enorme e algumas cidades ao seu redor servem como base para hospedagem e melhor localização para os passeios às atrações de interesse.
Lençóis é uma das cidades mais conhecidas e com melhor infraestrutura para encontrar acomodação. Há uma maior variedade de pousadas, agências de turismo, restaurantes e outros serviços. Além disso a cidade é uma graça! Com casarões históricos e ruas de pedras.
O Vale do Capão, Mucugê, Andaraí e Palmeiras também são outras opções de base para hospedagem. Dependendo do seu roteiro é interessante buscar por pernoites em outras cidades, para evitar deslocamentos muito longos.
O que fazer na Chapada Diamantina?
Contato com a natureza, aventura e belezas naturais. Essa é a definição perfeita para as atrações – que são muitas – que os turistas podem encontram na Chapada Diamantina.
O parque é enorme e por isso é interessante planejar antes o que você gostaria de ver em cada região.
Na região do Vale do Capão, por exemplo, atrações como a Cachoeira da Fumaça, o Riachinho, o Rio Preto, devem ser acrescentadas ao roteiro.
O Morro do Pai Inácio também não pode ficar de fora, a vista para a Chapada é inesquecível. Vale acrescentar a trilha do Morrão e a Cachoeira Águas Claras. E por falar em cachoeiras, são muitas opções! Conheça também a Cachoeira Encantada, Cachoeira da Fumacinha e Cachoeira do Buracão.
Assim como as cachoeiras, as grutas e poços são diversos. Algumas famosas são: Gruta Azul, Gruta da Pratinha, Gruta da Lapa Doce, Gruta do Lapão, Poço Azul e Poço Encantado.
Impossível não se apaixonar pela Chapada Diamantina!
Confira as Ofertas de Hospedagem na Chapada Diamantina do nosso Parceiro
Solicite uma cotação personalizada para Chapada Diamantina
Outros Destinos
Viva memórias inesquecíveis! Desfrute seu destino!