Praia do Forte

Bahia – Brasil

Praia do Forte, um refúgio com sombra e água fresca

 

Localizada no município de Mata de São João, a Praia do Forte é uma vila encantadora e com muita beleza natural. Com o passar dos anos a vila se adaptou para o turismo sem perder sua essência e seu estilo de antigamente. Hoje, é um dos lugares mais requisitados da Bahia.

Este destino impressiona por suas praias de águas claras. A água está sempre na temperatura perfeita e na época de maré baixa as famosas piscinas naturais aparecem. Deixando o visual ainda mais especial!

Um passeio pelo centrinho da vila é uma delícia! É uma das melhores maneiras para se aproximar da cultura e gastronomia local. Que diga-se de passagem, impossível não se apaixonar!

Projeto Tamar, Castelo de Garcia d’Ávila e a Capela de São Francisco de Assis são lugares imperdíveis e que devem ser acrescentados ao roteiro.

Está esperando o que para conhecer esse lugar maravilhoso?

Destaques da Praia do Forte

praia do forte vista de cima
Cleferson Comarela, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Praias

A Praia do Forte ganhou fama pelas suas belíssimas praias. Não é à toa que elas sejam a grande procura dos turistas que viajam até o local. A região da Praia do Forte possui águas claras, temperatura perfeita e várias piscinas naturais. Algumas delas são a Praia do Papa Gente, Praia do Porto e a Praia do Lorde.

praça da vila com capela na praia do forte

Vila da Praia do Forte

A Vila da Praia do Forte pode ser considerada como o coração do lugar. Cheia de charme e com um toque de modernidade, a vila é o lugar perfeito para passear, se deliciar com a gastronomia dos restaurantes, fazer compras e, claro, aproveitar a vida noturna. É lá também que Capela de São Francisco, um dos cartões-postais da Praia do Forte, pode ser encontrada.

vista aérea do Tivoli Ecoresort na praia do forte

Divulgação Panrotas

Resorts

Quer aproveitar da melhor maneira a sua viagem?

Se hospede em um dos maravilhosos resorts da Praia do Forte. Ficar em um resort oferece ao hóspede muito conforto, comodidade e também luxo. Alguns famosos são o Paladium, Tivoli e o Iberostar. Cada um com suas características próprias, mas proporcionando tudo do bom e do melhor!

vista aérea do castelo Garcia d'ávila na praia do forte
Cleferson Comarela, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Castelo de Garcia d'Ávila

O Castelo de Garcia d’Ávila é um dos pontos turísticos mais famosos da Praia do Forte. A casa da Torre de Garcia D´Ávila foi considerada a primeira grande edificação portuguesa no Brasil. Hoje, as ruínas não só fazem parte da história daquela região, mas também do nosso país.

tartaruga em tanque de água no projeto tamar na praia do forte
Imagem de gustavoboulhosa por Pixabay

Projeto Tamar

Foi em 1982 que o Museu do Tamar da Praia do Forte foi criado e, junto com a base de pesquisa, eles são uma das grandes atrações da vila. Várias atividades podem ser feitas, como assistir palestras, ver as tartarugas e acompanhar a soltura delas, e muito mais!      

vista do elevador lacerda e mercado público de Salvador
Imagem de João Victor jv por Pixabay

Salvador

Conhecer Salvador é uma ótima oportunidade para quem está na Praia do Forte. A cidade fica em torno de 80km de distância, podendo até fazer o passeio em um único dia. Salvador é um destino encantador, com muita história e cultura.

Pontos de Interesse na Praia do Forte

Principais Atrações Turísticas

  • Praia do Papa Gente
  • Praia do Porto
  • Praia do Lorde
  • Praia do Eco Resort
  • Projeto Tamar
  • Vila da Praia do Forte
  • Capela de São Francisco de Assis
  • Castelo de Garcia d’Ávila

Outros Interesses Turísticos 

  • Reserva Ecológica da Sapiranga
  • Parque Klaus Peters
  • Lagoa Aruá
  • Farol da Praia do Forte
  • Instituto Baleia Jubarte

Praia do Forte, Bahia, Brazil"Foto" by mattk1979 is licensed under CC BY-SA 2.0

Praia do Forte, Bahia, Brazil"Foto" by mattk1979 is licensed under CC BY-SA 2.0

Praia do Forte, Bahia"Foto" by Ben Tavener is licensed under CC BY 2.0

Praia do Forte"Foto" by deltafrut is licensed under CC BY 2.0

Saiba mais sobre Viagem para a Praia do Forte

Qual a melhor época para viajar para a Praia do Forte?

A Praia do Forte está localizada na Bahia e isso já diz muito sobre o seu clima. As temperaturas são elevadas praticamente o ano todo, até durante o inverno. Sendo assim, qualquer época é uma boa pedida para conhecer o destino.

A mais badalada é durante o verão. Chove pouco e o mar fica lindo. O lado negativo é que o fluxo de turistas aumenta muito, assim como os preços. O outono e inverno são estações mais chuvosas e podem ser consideradas período de baixa temporada, principalmente o inverno. Mas, os preços podem ser melhores e o calor vai estar presente do mesmo jeito.

Final de ano, carnaval, férias escolares e feriados, são épocas consideradas de alta temporada. Mas, independentemente se é alta ou baixa temporada, nos finais de semana a Praia do Forte tende a ficar sempre mais lotada. Devido à proximidade com a cidade de Salvador.

Onde se hospedar na Praia do Forte?

A Praia do Forte é uma vila, ou seja, não espere encontrar grandes estruturas. O local hoje vive de turismo e se adaptou para isso conforme os anos foram passando. Um dos pontos positivos é que a vila não é tão grande, sendo fácil se descolar de um ponto ao outro.

Ficar próximo da rua principal da vila, onde é possível encontrar restaurantes e lojas, é uma boa opção. Pois é mais conveniente ter tudo o que você precisa ao seu redor. Próximo à praia também vale a pena, já que elas são as grandes atrações.

Há também bons resorts na Praia do Forte, uma boa opção para quem pretende aproveitar ao máximo tudo que o resort oferece.

Vale dizer que os preços na Praia do Forte tendem a ser mais salgados, principalmente em alta temporada. Por isso, é importante pesquisar a melhor opção e reservar com antecedência.

O que fazer na Praia do Forte?

A Praia do Forte se tornou um dos destinos requisitados na Bahia. As praias são as grandes atrações, algumas delas são a Praia do Papa Gente, Praia do Porto e Praia do Lord. Durante a maré baixa, em algumas regiões formam as piscinas naturais. Perfeito para admirar os recifes e peixes.

O Projeto Tamar também é outra grande atração da vila. Nele você pode ver as tartarugas marinhas (filhotes e adultas), além de participar de palestras e outras atividades.

Um passeio pelo centrinho da vila não pode ficar de fora. Considerada o coração da Praia do Forte, a vila é o local perfeito para apreciar a cultura, gastronomia e curtir a vida noturna. É nela que Capela de São Francisco de Assis, um dos cartões-postais da Praia do Forte, está localizada.

Outra atração que não pode ficar de fora, é o Castelo Garcia D’Ávila. Uma das ruínas mais antigas do Brasil.

Confira as Ofertas de Hospedagem na Praia do Forte do nosso Parceiro 

Booking.com

Solicite uma cotação personalizada para a Praia do Forte

8 + 9 =

Outros Destinos

Conheça nossa seleção de destinos para você viajar por todo o mundo.

Viva memórias inesquecíveis! Desfrute seu destino!